Barulho no motor: possíveis causas | Barulho no motor carro


Motor E-TorQ Bravo T-JET 152CV
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O barulho no motor do carro pode ser causado por desgaste em várias peças. Quando causado por peças internas do motor o conserto tende a ser caro, já no caso do barulho produzido por peças externas, o conserto pode ser mais barato.

Um barulho no motor normalmente é visto como sinal de problema, pois indica necessidade de manutenção, contudo identificar o mesmo logo que aparece pode lhe ajudar a economizar dinheiro, evitando que a peça desgastada venha a quebrar.

Seguindo este raciocínio, o motorista deve procurar seu mecânico de confiança tão logo quanto identifique algum ruído anormal no motor de seu carro. Mas muitos motoristas podem não ter um mecânico de confiança. E então, o que fazer? No mínimo é necessário conhecer algumas peças que costumam apresentar problemas, entender como realizar o diagnóstico e o risco de adiar a troca da peça danificada.

Um dos instrumentos importantes para diagnosticar a origem de um barulho no motor é o estetoscópio mecânico. Este instrumento é similar ao estetoscópio utilizado na medicina, porém possui ponta em formato de agulha, conforme exemplifica a imagem abaixo. Assim como um médico posiciona a ponta do estetoscópio no peito do paciente para ouvir os batimentos cardíacos, o mecânico posiciona a ponta do estetoscópio na base na peça onde deseja ouvir o ruído.

Estetoscopio-mecanico

Estetoscópio Mecânico

Abaixo são apresentados exemplos de problemas e causas envolvendo barulho no motor:

Tensor de correia dentada

Este barulho merece atenção especial, pois o travamento ou quebra de um tensor de correia de dentada pode danificar o cabeçote e outras peças do motor. Este tipo de conserto sempre custa caro.

Procure realizar simultaneamente a troca de correia dentada e seus tensores, assim pagará unicamente pela mão de obra e terá controle sobre o intervalo de tempo correto para troca. Consulte o manual do proprietário para saber o intervalo ideal (em Km) para troca de correia dentada em seu carro.

Importante: Se você acabou de comprar um carro usado, procure descobrir quando foi realizada a última troca de correia dentada e ainda assim consulte um mecânico para verificar se realmente existem indícios de que esta peça foi trocada.

Alternador

Os dois tipos mais comuns de barulhos envolvendo o alternador são relacionados à necessidade tensionamento da correia ou ao desgaste nos rolamentos. A necessidade de tensionamento da correia gera um ruído agudo causado pelo deslizamento da correia na polia do alternador e pode ser resolvida facilmente através de um ajuste, não há necessidade de troca de peça. Já no caso de desgaste nos rolamentos será necessário que abrir o alternador e substituir os rolamentos danificados.

Bomba de direção hidráulica

O barulho no motor causado pela bomba de direção hidráulica pode variar de intensidade quando o motorista vira o volante. Existem modelos de bombas que permitem a troca de peças internas, bem como existem outros onde as bombas são seladas e não é possível realizar nenhum reparo; neste caso é necessário substituir a bomba.

Bomba d’água

O barulho no motor originado pela bomba d’água pode aparecer acompanhado de vazamento, de qualquer maneira o conserto depende apenas da troca da peça.

Embreagem

Um sinal de problema no rolamento da embreagem pode ser identificado através da emissão de ruído quando o pedal da embreagem é liberado. Ao realizar a troca do rolamento da embreagem aproveite para trocar também disco e platô, pois o custo de mão de obra para troca destas peças não é barato.

Durante partida a frio

O barulho no motor durante a partida a frio (após o carro passar a noite parado) é um grande sinal de atenção. Para este caso é comum utilizar a expressão “o motor está batendo na partida”. As causas mais comuns de ruídos na partida a frio são problemas no cabeçote ou nas bronzinas. Em ambos os casos é importante procurar um mecânico qualificado com urgência para que realize o correto diagnóstico do problema. Quando o motor bate durante a partida, pode também ocorrer da luz indicadora da pressão de óleo do motor piscar, indicando que existe um problema de lubrificação comprometendo o motor.

Neste caso não deixe de consultar o manual do proprietário para saber o tipo de óleo correto para o motor de seu carro, bem com o devido intervalo entre as trocas. Em algumas situações é possível eliminar este barulho com a utilização do tipo óleo correto para o motor, sem a necessidade de realizar uma retífica.

Variando com a aceleração do motor (rajado)

O pior de todos os barulhos que pode aparecer em um motor é o “rajado”, pois indica desgaste em bronzinas e virabrequim (localizados na parte inferior do motor). A solução deste problema requer a retifica completa do motor e envolve o maior custo de todos.

Tendo em vista o alto custo envolvido em realizar a retifica em um motor, certifique-se de que o barulho realmente está sendo causado pelo desgaste de peças na área inferior do motor, pois este pode ser confundido com alguma pequena batida de comando de válvulas, por exemplo.

Caso o motor de seu carro realmente esteja rajando, não adie o conserto, pois os danos podem tomar grandes proporções com a quebra de peças. Existem situações em que o travamento do motor chega a causar quebra do bloco, com isso o custo da manutenção torna-se muito mais alto.

Mais importante que conhecer exatamente qual peça esta causando um barulho no motor é a atitude do motorista em procurar um mecânico assim que identificar alguma anomalia no funcionamento de seu carro, pois o desgaste em uma peça pode causar a sua quebra, gerando transtornos e resultando em alto custo de manutenção.

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143 Comentários para: Barulho no motor: possíveis causas | Barulho no motor carro

  1. ANCHIETA FERREIRA disse:

    Tenho um Fiesta 1.0 2008 que quando acelero e ao mesmo tempo enrolo para a esquerda, a cerca de 40 Km/h escuto um barulho e uma vibração na direção. Como se o motor estivesse tremendo. Em alta velocidade tam~´em escuto um barulho. O que pode ser?

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Anchieta,
      Recomendo que procure uma oficina mecânica para que um profissional para dianosticar adequadamente o problema, pois não é possível indicar a origem do ruido através da descrição. Abs.

  2. Marcos disse:

    Boa tarde,tenho um palio 2009 flex,preciso de uma orientação.Fui a uma oficina para troca de liquido do radiador o “profissional” não o fez corretamente após rodar 20 km percebi que a mesma estava muito abaixo do nível adequado porem não houve qualquer informação de aquecimento no carro,após parar completei o nível e percebi que havia ar no mesmo,rodando um pouco mais estas bolhas de ar sumiram.Agora encontrei pequenas bolhas de ar no óleo com o carro frio ao aquecer elas não aparecem e essas bolhas só aparecem se colocar a vareta de medição com rapidez se colocar lentamente não aparecem.Será que queimou a junta?Desde de já obrigado.

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Marcos,
      É possível que a junta do cabeçote tenha queimado sim.
      Recomendo que procure uma oficina para realizar um diagnóstico adequado.
      Abs.

  3. igor costa disse:

    boas
    tenho um peugeot 206 hdi deita um bocado de fumo e faz um bocado barulho no motor o que pode ser?

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Igor,
      Pela descrição parece que o motor está precisando de retífica, contudo este é um serviço caro, então é importante consultar um mecânico de confiança para fazer o diagnóstico. Abs.

  4. Sergio disse:

    Boa tarde, amigo.
    Tenho um Ka 2006 1.0 Zetec Rocam 1.0.
    Ele tá com 97 mil Km rodados.
    Quando ele está frio e dou partida, ele faz um rápido um ruído (Um zunido, tipo uma abelha, sei lá), mas funciona sem problemas, sem outros ruídos ou anormalidades todo o tempo.

    Já qdo o carro está quente e dou partida, isso não acontece.
    Tens idéia oq poderia ser, amigão ?
    Abraço !

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Sergio,
      Pela sua descrição é possível que seja algum problema no motor de partida, mas o correto é procurar uma oficina mecânica para fazer o diagnóstico. Abs.

  5. Eloir Aguiar disse:

    Recentemente troquei a correia dentada do meu Symbol com 80000km. Ocorre que tenho notado que quando acelero o carro um pouco mais, em uma ultrapassagem por exemplo, ele muda o ronco do motor, como se tivesse descarga furada ou algo assim. Se tiro o pé, volta tudo ao normal. Detalhe, não perde potencia. O que pode causar isso?

    Abraço!

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Eloir,
      Recomendo que procure um mecânico para fazer a analisar o funcionamento do carro, pois uma resposta baseada no seu comentário seria muito imprecisa. Abs.

  6. clezio disse:

    bom dia!
    tenho um gol 2002,G3 e no motor está fazendo um barulho tipo umas batidas consecutivas de acordo com a rotação do motor, o que pode ser a causa, e como resolver?

  7. luciano disse:

    Boa tarde

    esqueci de trocar o oleo do meu carro por 1 ano pois ando com ele muito pouco. Será que tem alguma problema pois ande so uns 6.000km.

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Luciano,
      Pode ser que não tenha ocorrido nenhum dano, pois o intervalo de troca depende das condições de uso do veículo e do tipo do óleo. Contudo é importante que a troca seja feita em breve. Abs.

  8. Fabio disse:

    Boa tarde, tenho um Golf Gti e foi feito uma retifica completa do motor na semana passada em oficina especializada. Rodei cerca de 50km com meu golf e quando cheguei em casa deixei o carro ligado uns 10 minutos, quando acelerei por várias vezes (Testando o motor) ele fica querendo apagar e quando acelero mais fundo pra não apagar rlr faz um barulho estranho que não sei descrever (É tipo um barucho como se tivesse alguma coisa socando dentro do motor) Será que tem algum tucho agarrando e quando solta faz este barulho ? (Só bate quando acelero forte e quando o motor ta muito quente, quando ta frio não faz o tal barulho)

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Fabio,
      Talvez possa até possa ser tucho, mas o importante é entrar em contato com a oficina que realizou o serviço e informar o problema, pois você está amparado pela garantia. Abs.

  9. Gisele A S P disse:

    Tenho um corsa hatchback 2008 1.0 77 cv e qdo estou na 3 marcha e o carro esta a uns 40 por horas tudo normal mas se cai para uns 30 começa uns barulhinhos batendo e ai qdo mudo pra 2 marcha some e qdo estou de 2° e começo a subir um morrinho o carro cai de velocidade tbm da esse barulhinho. ou qdo estou de 1° arrranco o carro e jogo 2° a uns 20 , 25 ate 30 km ele da esses batitinhos o que pode ser?

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Gisele,
      Aparentemente o motor está “batendo pino”. Este é um nome popular dado para a detonação, que ocorre quando há queima irregular de combustível no cilindro. Em casos simples, este tipo de problema pode ser resolvido ao abastecer o carro com etanol.
      Este problema ocorre com certa frequência, em função da baixa qualidade do combustível.
      Se o problema persistir, recomendo que procure um mecânico.
      Abs.

  10. joão dos santos disse:

    tenho um voyage 1982 motor 1.6 que comprei a poucos dias,quando comprei ele tinha um ronco firme continuo agora depois de um tempo o ronco ta igual de uma Brasilia,Kombi. O que sera que aconteceu?

  11. rogerio disse:

    Tenho um golf ano 2000 quando estou andando com ele do nada ele morre ai paro dou na partida novamente ai ele funciona e anda mais uns 5km o carro morre denovo alguempode me ajudar ja levei no mecanico disse que passou caster e nao constou problema

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Rogério,
      É muito difícil diagnosticar um problema como estes apenas levando em conta a descrição. A melhor solução é recorrer novamente a um mecânico.
      Abs.

  12. Filipi Rocha disse:

    Boa tarde,

    Tenho um Palio fire 2004 quando o carro esta frio e saio com ele o motor faz um barulho agudo, esse barulho pode ser comparado ao barulho quando subimos uma ladeira e o carro esta na marcha errada sem força parece “bater pino”.

    Mas o barulho some após andar uns 500m,isso pode indicar algum problema?

    Obrigado

  13. westtin camargo da silva disse:

    ola boa noite ..tenho um gol 1.0 16v ano 99/00 ele ta com um barulho estranho no motor o barulho é mais ou menos assim teck teck teck mais nao é toda hora q faz ele nao ta fumando e nem rajando …ja troquei bomba de oleo ,senssor de pressao do oleo ,velas, limpeza de bico toquei o oleo filtro de oleo e continua fazendo e as vezes acende a luz do oleo e perde potencia o que deve ser? voces podem me ajudar no que seja?

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Westtin,
      Este motor 1.0 16V do Gol tem histórico de problemas de cabeçote, então sugiro que vc avalie o seu. Também é importante ficar atento ao tipo do óleo utilizado, bem como à qualidade do filtro.
      Abs.

  14. Gervasio Gandara Junior disse:

    Tenho uma Parati 1.8 MI AP 2004, rodo muito pouco, cerca de 400 km por ano, depois de uns vinte dias parada sem funcionar o motor, eu saio com ela , ela ja sai falhando,e faz um, barulhinho no motor ,muito fraquinho, como batesse valvulas, dai pego a estrada, para limpar bicos dou uma acelerada, rodo uns 10 km na media de 140 km/h, daih ela fica uma delicia, para de falhar,e o barulhinho do motor some.Volto para a cidade, e o carro fica perfeito, sera falta de uso?Muito tempo parada?Obrigado.Sempre sou rigoroso na manuten¢ao ,troco o oleo e filtro com 6 meses, porque nunca alcan¢o oos 3000 km,ela num fuma nem abaixa oleo,o carro ficar muito tempo parado afeta a bomba da agua?

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Gervasio,
      Possuo um carro que também fica parado por bastante tempo, mas ele não apresenta falhas de desempenho como vc está citando. É interessante revisar o sistema de injeção eletrônica para corrigir este problema.

      Com relação às leves batidas no cabeçote, ocasionalmente podem ocorrer, sem indicar um problema grave. Fique atento com relação ao tipo de óleo estar adequado ao especificado para o motor.

      A principio este regime de uso não deveria danificar a bomba d’água, mas é importante que o circuito de arrefecimento esteja com aditivo, evitando a oxidação, que pode vir a travar a válvula termostática, por exemplo.
      Abs.

  15. Andrpe disse:

    Olá, boa noite.
    Tenho um Celta LT 2012 com 18 mil km.
    Toda vez q ligo o carro ao andar os primeiros KM antes do carro esquentar fica um barulho como se fosse uma pequena placa metálica batendo, não é tucho por so acontece com o carro em movimento e durante o período que o barulho manifesta ao virar o voltante ao passar por um ponto faz um único “tec” depois de alguns minutos e kms rodados o barulho para por completo.
    Meu mecânico diz ter conferido o aperto de toda a frente do carro e não achou, teria alguma dica?

  16. Luis Siva disse:

    tenno um celta gm 2001, e quando ligo ele faz um barulho terive, depois passa. eu acho que é o rolamento da correa.

  17. Pedro Loureiro disse:

    Boa tarde
    Tenho um corrado g60 de 92 , e quando passo das 2mil apita a luz do oleo e a luz fica a piscar, ja mudei as valvulas de pressao de oleo nao resultou, só pode ser a bomba certo?

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Pedro,
      É possível que seja a bomba sim, mas antes vale a pena trocar o óleo e o filtro, caso ainda não tenha feito isso.
      Também é possível que outras peças tenham sido danificadas por estas falhas de lubrificação.
      Abs.

  18. Luciano disse:

    Olá, tenho um corsa hatch 1.4 2008, e recentemente percebi que o carro vem fazendo um barulho parecido com um apito bem agudo, e além disso o ar condicionado não está performando bem e a temperatura do motor fica bastante elevado. O que pode ser?

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Luciano,
      Pela sua descrição podem existem 3 origens diferentes para os problemas. O ruído deve estar ligado ao atrito de alguma correia ou peça desgastada. No caso do ar condicionado, não é raro que ocorram problemas com a pressão do gás no sistema. Já para a temperatura, é importante ficar atento ao funcionamento da ventoinha, além da liberação da válvula termostática.
      Conforme oriento os leitores, o diagnóstico é realizado de maneira adequada quando o mecânico a examina o carro.
      Abs.

  19. Marcel disse:

    Bom dia ! tenho uma ecosport XLS 2008 e hj ao dar a partido ouvi um barulho parecido com o de correia quando esta sem tenção. Piso no acelerador ate o fundo e quando a rotação começa a cair aparece o barulho. vou ver depois de quente pra saber se continua. O q pode ser ? Obrigado

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Marcel,
      Infelizmente não consigo indicar uma possível origem para o barulho, então sugiro que procure um mecânico para verificar o carro em funcionamento.
      Abs.

  20. jeferson de souza disse:

    tenho um gol 2000 16 válvulas sempre quando ligo o carro ele liga depois apaga tenho q aumentar o giro para não apagar mas depois que esquenta não apaga mais, as vezes perde força quando estou andando e também começou a fazer um barulho no motor o quê pode ser alguém sabe me dizer?

  21. Jeferson Jota disse:

    Bom dia.

    Tenho um palio 2009 está com 35.000 km rodados.Entretanto há alguns dias no mesmo está aparecendo um ruído após engatar a 2ª e 3ª marcha.
    Assim que eu engato a 2ª já indo para a 3ª aparece um ruído (parece que está batendo biela ou coisa parecida).
    Conforme vou andando com o carro barulho some, informo ainda que este barulho é relativo ora aparece ora não aparece.

    obrigado!

  22. MARCOS disse:

    ola boa tarde . tenho um corsa sedan wind no modelo e ano 2000 o meu problema e o sequinte quando o carro fica em descanso de algumas horas e saio com ele depois ele faz um barulho que ven de dentro do motor parecido como se ficasse rossando aço com aço de dentro do motor . quando piso na embreagem o barulho some as vezes nao .. desligo ele aquardo 1 minuto ligo novamente funciona .. quando esta quente não da barulho algum .. o que pode ser .embreagem ou o que . me ajude ja estou pensando em desistir de andar com ele . obrigado…

  23. Jhe disse:

    Tenho um monsAclasic ano 90 e do nada hoje no meio da rua quando aselerei mais comesou a bater auguma coisa mas so bate quando aselero mais me ajude por favor

  24. Tio Telles disse:

    Rogerio tive um problema parecido com o seu, troquei o filtro de combustivel e foi resolvido o problema de morrer motor e depois de ligar novamente ele andar por alguns km e morrer novamente.

  25. Luciano disse:

    Troquei a correia dentada e o tensor do meu classic 2009, com 50000km, após percebi que o som do motor mudou, e conforme o aumento da velocidade, logo antes do tempo da troca de marcha, sinto o carro dar um leve tranco.

  26. Dirceu silva disse:

    Bom dia!
    Tenho um monza 94/95 e quando pede a troca de marcha,acontece um barulho
    como se foce um ruido no motor.
    Quando a rotação do motor aumenta pedindo a troca de marcha,o barulho também
    aumenta,e quando estou em alta velocidade e ponho o carro em ponto morto o barulho desaparece.

  27. Mario Lopes disse:

    Boa tarde!
    Dois funcionários de postos de combustível diferentes me alertaram sobre um barulho estranho no motor do meu carro (Corsa Hatch 2008 1.0), como se houvesse alguma peça solta fazendo um barulhinho. Já levei meu carro em dois mecânicos diferentes e estes me informaram que o barulho que o motor esta fazendo é normal.
    Será que realmente existe algo de errado?
    O que seria mais indicado para tentar sanar essa dúvida de uma vez por todas?
    Obrigado!

  28. Leonardo disse:

    Ola bom dia ,tenho um celta,ele ta fazendo uma zuadinha estranha
    quando eu comprei o rapaz disse que era o esticador
    Que fazia essa zuadinha assim quando acelera

  29. valerio disse:

    Tenho um corsa hetch 97 1.0 60cavalos , fui viajar com ele e apos
    1 hora de viajem comecou um tec tec tec. , quanto mais acelerava
    Mais aumentava, depois que comecou o tec tec senti que o carro
    Perdeu as forca principalmente na 5 marcha. Tive que subir um morro
    Nao muito alto que poderia subir em 2 marcha fiz em 1 marcha .o qu
    Pode ser ??

  30. Ari Júnior disse:

    Olá, comprei um kadett gs 90, 2.0 a álcool.Quando acelero fundo, ele faz umas batidas no motor, mas nao perde potencia, nao fuma, nao queima oleo. Ele faz um teck, teck, teck, mas só quando acelero bem fundo, esticando marcha. o que pode ser?

  31. Édipo disse:

    Bom dia, tenho um prisma max 2008, quando fui trocar a correia do meu carro o mecânico precisou levantar um pouco o motor e desde ai o carro ficou com um barulho estranho quando ligo tipo um “ranger” que logo some, não e sempre que ele faz esse barulho. O que poderia ser?

  32. paulo santos disse:

    tenho um for focus 2014s com 7.000k começou a fazer um barulho parece ser de injeção ou válvula.quem me pode dar uma dica por favor o carro é novo vai para a for mas eu queria ter uma ideia do que sera.

  33. Vagner Oliveira disse:

    Recentemente me envolvi em um acidente de carro onde partiu a correia dentada. O mecânico a substituiu, mas disse que o carro está falhando. Que “dá pra andar, mas que está falhando um pouco”. Segundo ele, depois de trocada a correia dentada é que ele percebeu que pode ter entortado as válvulas. Como sou leigo no assunto, minha dúvida é se realmente é necessário retificar o cabeçote, se é somente a troca das válvulas, se o motor está fora de ponto ou se é porque o carro ficou muito tempo parado (aproximadamente 1 mês) e seja alguma sujeira no combustível. Meu carro é um GOL SPECIAL 2001

  34. Bom dia! Fiz revisão de 10.000 km no meu Celta 2012/2013. O mecânico da autorizada disse que tinha que fazer descarbonização, aceitei e fizeram. Peguei meu carro e tenho observado que há cerca de 3 semanas pra cá o ronco da aceleração fica diferente às vezes, tipo um ronco com som mais grave, depois para. Tipo intermitente.
    O funcionamento aparentemente está normal, mas esse ‘barulho’ da aceleração não acontecia antes. O que pode ser? Devo me preocupar?

  35. Mickael disse:

    Tenho um prisma joy 2007 com 57 mil rodado, quando aciono o ar condicionado apresenta um barulho estranho parecido com de rolamento ruim, aparentemente percebo como se fosse no compressor do ar mas o mecanico que trabalha com ar disse q o compressor estar bom e esse barulho é da polia que estar desgatada mas pgtei pq so faz o barulho qdo aciono o ar ele disse q é pq o compressor força a correia, o que voce acha que pode ser? OBS: o ar estar gelando bem e troquei tensor e correia e o rolamento!

  36. maicon disse:

    Olá, tenho um gol 1.0 8v special 2002/2002, e ele ta fazendo um barulho estranho no fim da aceleração de cada marcha, o barulhinho mais parece que tem pedrinhas dentro de uma latinha de azeite (ex:), quando estou em segunda terceira, quarta marcha, toda vez que vou fazer a troca de marcha com a aceleração da marcha ao máximo (ex:) estou em quarta a 100km/h e passo pra quinta, faz um barulhinho estranho, não é embreagem, o barulho é no motor, toda vez no fim da aceleração de cada marcha o barulho aparece, o que pode ser?

  37. Armando Machavane disse:

    Tenho um mark 2 6 cilindros k tinha blemas de juntar oleo e agua mais depois de trocar a junta ficou optimo mas começando a gastar me oleo desnecessariamente e a fumigar de mais , levei o mesmo e fiz 200kms parou de fumigar , quando fiz mini revisäo trocando oleo , velas e filtro de oleo recomeçou a fumigar de novo e a gastar o oleo e obrigado a acresçentar sempre porque a espia näo parava de acender , passado dois dias e logo de manhä quando queria arancar com o carro ouvi um barrulho estranho no motor na parte da cabeça acompanhado de vibragem do mesmo, näo insiste o carro e deixei sem saber o que é , agradeceria a vossa ajuda. Thanks

  38. Ricardo Aquino disse:

    Bom dia!
    Tenho um C3 2008 flex com 104.000 km. estou em dias com todas as revisões porem de uns dias para cá, percebi que meu carro quando parado com motor ligado é totalmente silencioso(normal), nada rajando ou gritando, assim como o escapamento não percebi nenhum furo, porem quando inicio um trajeto longo em estrada boa ou ruim, o motor parece que fica turbinado um som tipo Vrummmm…a parti de 50 km. e quando atinjo uma alta velocidade entre 100 e 120 km e tiro o pé do acelerador, o barulho tende a diminuir tipo desacelerando até silenciar e quando retomo a aceleração o ronco turbinado volta. Poderia me ajudar neste caso ?
    Abraço,

    Ricardo Aquino

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