Chevrolet Onix: Preço, Consumo, Motor 1.0 e 1.4 – Onix LS, LT, LTZ 2013


"Chevrolet Onix Preço"
16 Flares 16 Flares ×

Enquanto a Hyundai e a Toyota se mobilizaram para lançar o  HB20 e o Etios em setembro, a Chevrolet adotou uma estratégia diferente e optou por lançar o seu novo popular – o Onix – durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que aconteceu no final de outubro.

Projetado no Brasil, com foco específico no mercado nacional, o Chevrolet Onix chega ao país com um papel muito importante para a GM, que tem expectativa de ampliar suas vendas de carros populares exatamente no momento em que a concorrência está aumentando neste segmento.

A entrada da Hyundai e da Toyota na categoria dos populares promete dificultar a liderança das vendas do Gol e do Palio, além de interferir nas vendas de outros modelos populares, mas nenhuma das montadoras está assistindo tranquilamente a esta mudança. No final do ano passado a Fiat lançou o Novo Palio e há alguns meses a Volkswagen lançou uma reestilização do Gol, na qual ampliou seus itens de série, aperfeiçoou o motor e ajustou o visual. Tudo isso faz parte da movimentação do mercado para enfrentar a concorrência.

No caso da Chevrolet, que vem passando por uma ampla renovação de sua linha de produtos em 2012, a resposta à concorrência foi ainda mais radical, pois a montadora americana lançou um carro completamente novo, inclusive no nome.

A imprensa automotiva tem comentado que o Onix pode fazer com que a Chevrolet volte a ser referência no segmento dos populares, assim como ocorreu em 1994, quando o Corsa foi lançado. Por sinal, o Corsa deve sair de linha com a chegada do Onix.

A projeção de vendas para o Chevrolet Onix é um tanto quanto audaciosa, pois a GM estima que logo nos primeiros meses as vendas do veículo cheguem a 12 mil unidades, ultrapassando a atual marca de 11.600 unidades mensais, mantida pelo Celta.

Considerando que o carro tem seus atrativos e que o recebimento do 13° salário pelos trabalhadores deve aquecer o mercado, é possível que o carro consiga atingir bons números nas vendas de final de ano, porém fica a dúvida sobre a aceitação do Onix ao longo de 2013.

"Chevrolet Onix LS LT 2013"

Chevrolet Onix LS, LT 2013

Design

Construído sob a mesma plataforma do Cobalt, do Sonic e da Spin, o Chevrolet Onix possui um design mais agradável que o Agile, mas fica longe de expressar a mesma harmonia presente no HB20, no Gol e no Palio. Só leva vantagem mesmo quando comparado ao March ou ao Etios.

Na frente, o Onix sofre do mesmo mal que o Agile e a Montana, pois o formato da grade e a sua posição em relação aos faróis não agradam aos olhos.

O desenho dos vincos laterais, que estabelecem uma linha entre as lanternas traseiras e os faróis, também acaba interferindo fortemente na aparência da frente do Onix.

Comparando o Onix com o Gol, o Palio e o HB20 fica mais fácil entender este ponto do design. No Gol e no Palio o vinco lateral se inicia na lanterna traseira e termina no topo da caixa de roda dianteira, formando uma linha inclinada, que passa a impressão de movimento. Já no caso do HB20, a projeção do vinco lateral é ainda maior, pois ele começa na lanterna traseira, se integra ao pára-lama e ao farol, e termina suavemente no pára-choque dianteiro.

No Onix, como a inclinação do vinco lateral é pequena, o carro parece ser muito alto e não expressa dinamismo.

Já a traseira é um dos pontos mais equilibrados do projeto. Muitas fontes estão comentando sobre a semelhança entre a traseira do Chevrolet Onix e a do Gol.

Deixando de focar apenas na estética e analisando outros pontos do design, é interessante destacar que a plataforma GSV – Global Small Vehicle - utilizada no Chevrolet Onix proporciona ao carro 50% a mais de rigidez e resistência à torção, quando comparado ao Corsa, por exemplo.

Assim como a melhoria na resistência, o fato do Chevrolet Onix vir equipado de série com ABS e EBD, airbags e direção hidráulica demonstra a evolução da segurança nos automóveis populares e caracteriza um diferencial do carro em relação à concorrência, pois é o único que conta com estes itens em todas as versões.

Chevrolet Onix: Interior

Se por fora o Chevrolet Onix não é dos mais empolgantes, por dentro ele conta com vários atrativos.

Os bancos, por exemplo, possuem design mais adequado ao formato do corpo e proporcionam maior conforto. O Toyota Etios, que possui o mesmo preço de entrada, possui bancos consideravelmente inferiores.

"Chevrolet Onix 2013: Interior - Bancos"

Chevrolet Onix 2013: Interior – Bancos

Outro detalhe que contribui para o conforto do Chevrolet Onix é a distância entreeixos de 2,53 m. Dentro da mesma categoria, o Gol tem entreeixos de 2,46 m e o HB20 de 2,50 m.

Com este extreeixos o Chevrolet Onix ganha em conforto, tanto pelo espaço interno quanto pela capacidade de absorção de impactos da suspensão.

"Novo Chevrolet Onix: Painel"

Novo Chevrolet Onix: Painel

O painel também é um dos pontos fortes do interior do Chevrolet Onix. Assim como o Cobalt e os demais lançamentos da Chevrolet, o painel do Onix foi projetado com base no conceito dual cockpit, no qual existe simetria nas dimensões do lado do motorista e do lado do passageiro.

Mesmo seguindo a atual tendência dos outros carros da Chevrolet, o painel do Onix tem design exclusivo. Os difusores centrais de ar, por exemplo, estão dispostos em uma posição mais baixa que a do Cobalt, o que é mais adequado a um compacto e lhe confere certa jovialidade.

Sistema MyLink Onix

"Chevrolet Onix MyLink: Tela 7""

Chevrolet Onix MyLink: Tela 7″

A Chevrolet tem dado considerável ênfase ao sistema MyLink, que é uma central multimídia, na qual é possível utilizar os tradicionais recursos de áudio (através de entradas USB e Bluetooth), exibir arquivos de foto e vídeo, efetuar chamadas telefônicas através do celular e também utilizar recursos de conectividade com a internet, através de smartphones e do software Stitcher. Além disso, também existem interessantes recursos de configuração do veículo no sistema MyLink, através dos quais é possível controlar o funcionamento das travas elétricas e do limpador traseiro, por exemplo.

Motores 1.0 e 1.4

Deixando um pouco de lado os aspectos estéticos e funcionais, e abrindo o capô do Chevrolet Onix, também é possível encontrar inovação, mas esta não é absoluta.

O Chevrolet Onix conta com duas opções de motorização, 1.0 e 1.4. Estes motores eram anteriormente chamados de VHCE e Econoflex, e agora foram rebatizados de SPE/4 – Smart Performance Economy 4 cylinders.

Atualmente as montadoras estão focando na redução de atrito das peças internas dos motores, e a Chevrolet também trabalhou neste sentido. A otimização no brunimento dos cilindros contribuiu significativamente nesta questão.

A redução de peso também é um aspecto marcante dos novos motores. A utilização de materiais nobres permitiu que o motor SPE/4 se tornasse 2 kg mais leve que o motor Econoflex.

Assim como a Volkswagen fez no Gol, a Chevrolet também otimizou o sistema de ignição, utilizando uma bobina para cada cilindro, posicionando-as próximas das velas. Segundo a Chevrolet, as bobinas do Onix são da mesma categoria das utilizadas no Camaro.

Com estas inovações o motor 1.0 do Chevrolet Onix, aos 6.400 rpm, atinge a potência de 80 CV com etanol e 78 CV com gasolina. Já no caso do torque, o valor máximo é atingido aos 5.200 rpm, sendo 9,8 kgfm com etanol e 9,5 kgfm com gasolina. O Chevolet Onix vai de 0 a 100km/h em 13,3s (etanol) e 13,7s (gasolina), atingindo a velocidade máxima de 167km/h e 162km/h, respectivamente.

No motor 1.4 a potência chega a 106 CV com etanol e 98 cv gasolina, ambas a 6.000 rpm. O torque chega a 13,9 kgfm com etanol e 12,9 kgfm com gasolina, a 4.800 rpm para ambos os combustíveis.

A ausência de uma opção de motor 1.6 já está rendendo críticas ao Chevrolet Onix, pois o desempenho do motor 1.4, que vai de 0 a 100km/h em 10,1s com etanol e em 10,6s com gasolina, não é dos mais empolgantes, principalmente no momento em que vemos o HB20 ser lançando com um motor 1.6, que chega a 128 CV.

Consumo

De acordo com os dados do INMETRO, o consumo do Chevrolet Onix com motor 1.0, movido a etanol, é de 7,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada. Já rodando com gasolina a média de consumo sobe para 10,6 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada.

Preço e Versões

Com o preço de R$ 29.990 o Chevrolet Onix LS 1.0 vem equipado de série com rodas aro 14″, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), airbag duplo frontal, ar quente, desembaçador e limpador traseiro, brake light, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, pára-choques na cor do veículo e abertura interna do tanque de combustível.

A versão intermediária – Onix LT – custa R$ 31.690 com motor 1.0 e seus itens de série são: rodas aro 15″, manopla de câmbio com detalhes cromados, abertura elétrica do porta-malas, direção hidráulica, maçanetas pintadas na cor do carro, moldura da grade do radiador cromada, travas elétricas, vidros elétricos nas portas dianteiras, alarme, antena no teto, banco do motorista com regulagem de altura, faróis com máscara negra, banco traseiro bipartido, chave do tipo canivete com fechamento de portas e vidros, lanternas com acabamento fumê, controle de luminosidade do painel de instrumentos e saídas de ar-condicionado com acabamento cromado.

Como os mesmos itens de série e acrescentando o motor 1.4, o preço do Chevrolet Onix LT sobe para R$ 35.290. Nesta versão é possível incluir o sistema MyLink por R$ 1.200 e ar-condicionado por R$ 2.100.

O Chevrolet Onix LTZ é o top de linha e seu preço é R$ 41.990. Esta versão vem equipada com vidros elétricos nas portas traseiras, ar-condicionado, computador de bordo, Bluetooth, quatro alto-falantes, entrada USB, espelhos retrovisores com controle elétrico, faróis de neblina, rodas de liga leve com acabamento diamantado e sistema multimídia My Link, além dos itens já citados na versão LT.

O Chevrolet Onix está disponível nas cores Branco Summit, Vermelho Pepper, Preto, Laranja Flame e Prata Switchblade.

A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem.

Comercial: Vídeo Completo

Confira a versão completa do comercial de lançamento do Onix. Até o padre chega atrasado no casamento.

Outros artigos:

Chevrolet Onix: Preço, Consumo, Motor 1.0 e 1.4 – Onix LS, LT, LTZ 2013 5.00/5 (100.00%) 2 votes

6 Comentários para: Chevrolet Onix: Preço, Consumo, Motor 1.0 e 1.4 – Onix LS, LT, LTZ 2013

  1. Reginaldo disse:

    esse carro e lindo

    • wander disse:

      olooooooooooooooooooooooooo aqui e brasil não e inglaterrakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Reinaldo disse:

    Estive vendo na concessionária. Mas o ideal é um carro econômico e confortável para a cidade onde se dirige 90% do tempo e não é nada econômico, como todos os outros lançamentos. Fazer menos de 12km litro com gasolina é velharia e menos de 10 com álcool na cidade é troglodita. Confortável mas beberrão como os outros, com grade feia de doer. Mais uma droga em eficiência energética, assim como Etios, C3 e HB20. Um parece aleijadinho, outro atrás apertadinho,outro pequenininho, bebuns de cachacinha. E são as “novidades” econômicas e populares. Um Golf na Inglaterra faz uma média de 23km/litro. O Prius, de minha filha em Londres, acima de 15 na cidade. Podem aposentar logo que não vieram a não ser para pouco tempo, apenas para segurar linhas de montagens ultrapassadas de motores,assim como outros.

  3. anderson disse:

    Infelizmente o Reinaldo tem razão, mas a gente (também infelizmente)vive nesta realidade e não na Europa, e States, por isso ou você escolhe ficar com as “velharias” ou se mandar pra o exterior. Sem falar que você pode utilizar o fantástico transporte público brasileiro (com raríssimas ressalvas).
    Fica a dica: Ao invés de ficarmos nessa lenga lenga que tal nos informamos melhor politicamente e aprender a votar correto? Que tal começarmos a acompanhar a política e denunciar as injustiças com a mesma avidez com que defendemos e acompanhamos os times de futebol( e desfarçadamente as novelas)?
    Falar que lá fora é melhor é muito fácil. Quero ver é modificar isso daqui.

  4. rachel ferreira gomes disse:

    me mande ofertas do onix 1.4 estou enteressada….

  5. marcio vieira disse:

    na verdade o reinaldo so guis falar que a filha mora fora do pais ele nao falou nada sobre o onix que e maravilhoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(Spamcheck Enabled)

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
16 Flares Twitter 1 Facebook 7 Google+ 2 StumbleUpon 6 16 Flares ×