Chevrolet Sonic: Preço, Motor, Consumo – Chevrolet Sonic Hatch, Sedan


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Chevrolet Sonic – Como já havíamos divulgado anteriormente, o novo compacto premium da Chevrolet foi alvo de uma campanha publicitária realizada através de um game no Facebook, antes de seu lançamento oficial realizado no dia 29 de maio, em Búzios (RJ). Tal campanha surtiu um efeito positivo na divulgação da montadora na web, fazendo com que sua página na rede social recebesse mais de 500.000 “curtir”.

Projetado na Coreia do Sul, o Chevrolet Sonic tem a proposta de preencher a lacuna existente entre o Agile e o Cruze Sport6, no caso do modelo hatch. Já na linha dos sedans, seu foco está na faixa de preço entre o Cobalt e o Cruze.

Design

O fato de o Chevrolet Sonic ter sido projeto na Coreia do Sul já está dando o que falar – é um prato cheio para quem gosta de criticar os lançamentos.

O design asiático marcou fortemente a traseira do Chevrolet Sonic sedan, tanto que o desenho das lanternas, que invadem os pára-lamas, lembra o Nissan Versa. Mas, comparando os dois modelos, a primeira impressão é de que o projeto da Chevrolet conseguiu mais harmonia em relação ao da Nissan. Este fato pode ter ocorrido pela participação de unidades da Chevrolet de vários países no projeto.

Chevrolet Sonic Sedan: Traseira

Chevrolet Sonic Sedan: Traseira

No Chevrolet Sonic hatch a traseira também é um ponto polêmico, mas desta vez suas formas não remetem a um projeto asiático, e sim a um popular conhecido pelos brasileiros de longa data, o Ford Ka.

Chevrolet Sonic Hatch Traseira

Chevrolet Sonic Hatch: Traseira

Analisando o design do Sonic nas versões hatch e sedan, a traseira da versão hatch parece ser o item menos acertado de todos. Talvez seja por sua semelhança com o Ford Ka, fortalecida pela posição das rodas traseiras em relação à carroceria e pelo desenho das portas traseiras. Em resumo, o Chevrolet Sonic hatch ficou com “cara de carrinho”.

Chevrolet Sonic: Frente

Deixando de focar apenas nos aspectos negativos, é oportuno ressaltar que o toque sul-coreano conseguiu acertar um problema de projeto que vinha sendo um ponto negativo dos lançamentos da montadora: o design da frente. No Chevrolet Sonic não há dutos de ventilação localizados abaixo da parte inferior da grade, como no Agile e na Montana, assim a frente ficou mais baixa e ganhou na aparência esportiva.

Chevrolet Sonic Hatch: Frente

Chevrolet Sonic Hatch: Frente

Chevrolet Sonic: Interior

A proposta de dual cockpit do Chevrolet Sonic foi outro ponto de sucesso no projeto, pois fornece ótima simetria no painel, que ganha um toque especial com este revestimento de cor clara, demonstrado na imagem abaixo. A posição do rádio e dos controles do ar-condicionado também agrada.

Por sinal, uma das opções de molduras de acabamento do rádio, fornecida no Chevrolet Sonic, permite a substituição do aparelho original por um DVD Player de 7″. Assim fica mais fácil montar um kit multimídia. O mesmo projeto de kit multimídia com DVD Pioneer que sugerimos para o New Civic pode ser utilizado no Chevrolet Sonic.

Chevrolet Sonic: Interior

Chevrolet Sonic: Interior

Os difusores de ar laterais também dão um toque especial ao interior do Chevolet Sonic, seu formato circular remete a uma turbina, firmando o apelo esportivo do lançamento.

Painel de Instrumentos

Mesmo lembrando que estamos tratando de um “compacto”, fica difícil concordar com um painel de instrumentos tão pequeno quanto escolhido para o Chevrolet Sonic. De acordo com o discurso da montadora, este modelo de painel de instrumentos baseado em motocicletas é uma tendência no exterior, mas o que vemos no resultado final é um grande vazio no painel do carro.

Chevrolet Sonic Painel

Chevrolet Sonic Painel

Chevrolet Sonic: Motor

Agora que já demos uma passada pelo exterior e interior, vamos ver o que nos aguarda debaixo do capô do Chevrolet Sonic.

Muito se comentou sobre a possibilidade do Sonic chegar ao Brasil com opções de motor 1.8 aspirado ou 1.4 turbo, assim como ocorre nos Estados Unidos, mas não foi o que aconteceu. O Chevrolet Sonic brasileiro foi lançado com um novo motor 1.6 16v que traz o rótulo de Ecotec, o mesmo rótulo adotado nos últimos lançamentos da montadora.

Mesmo chegando ao Brasil um pouco mais fraco que nos Estados Unidos, o Chevrolet Sonic ainda se demonstra uma opção interessante quando o assunto é potência. O motor flex 1.6 16V rende 120 CV quando abastecido com etanol e 116 CV com gasolina, a 6.000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 16,3 kgfm e aparece já nos 4.000 rpm. Com gasolina, o torque é de 15,8 kgfm, na mesma rotação. A Chevrolet destaca que 90% do torque já estão disponível a partir de 2.200 rpm.

Para chegar a estes números o motor Ecotec utiliza cabeçote com duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT), com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e de escape.

Com o coletor de admissão variável, as respostas do motor do Chevrolet Sonic são mais rápidas. O coletor “curto” é mais utilizado em altas velocidades, quando o carro necessita de potência. Em baixas rotações, o coletor se torna “longo” privilegiando torque e força. Além disso, o sistema colabora para uma queima de combustível mais eficiente, proporcionando elevado desempenho, economia e uma menor emissão de gases poluentes.

Com foco na durabilidade, o motor Ecotec tem bielas forjadas, ao invés de fundidas. Este tipo  de biela é utilizadas em carros de corrida e alto desempenho. O cabeçote (feito de alumínio, assim como o cárter) e o bloco contam com galerias internas para refrigeração especialmente desenhadas de modo que a temperatura no cabeçote seja menor, permitindo maior avanço de ignição, o que resulta em menor consumo.

O conjunto mecânico do Chevrolet Sonic conta com duas opções de câmbio: manual de 5 marchas ou automático de 6 marchas.

Chevrolet Sonic: Consumo

Enquanto não temos informações oficiais sobre o consumo do Chevrolet Sonic no Brasil, é interessante saber o consumo divulgado pela montadora para a versão americana. Segundo a Chevrolet, o motor 1.8 com câmbio manual de 5 marchas faz 11,05 km/l na cidade e 14,88 km/l na estrada. Já o motor 1.4 turbo é um pouco mais econômico, fazendo a média de 12,33 km/l na cidade e 17 km/l na estrada, movido apenas com gasolina. Vale lembrar que ambos os motores tem a potência de 138 CV.

Acreditamos que o consumo do motor 1.6 adotado no Brasil, quando alimentado com gasolina, seja semelhante ao do motor 1.8 americano.

Versões

Diferente do Cobalt, o Chevrolet Sonic não possui uma versão LS. Sua versão de entrada é a LT e a top de linha é a LTZ.

Chevrolet Sonic LT – Esta versão é equipada de série com ar-condicionado, airbags dianteiros, direção hidráulica, computador de bordo, ABS com EBD, trio elétrico, rodas em liga leve aro 15 e desembaçador do vidro traseiro.

Chevrolet Sonic LTZ – Além dos itens presentes na versão LT, a versão LTZ conta com sensor de estacionamento, faróis de neblina dianteiros, apliques cromados nas maçanetas internas, friso lateral cromado, rodas em liga leve aro 16, com pneus 205/55 R16, descansa braço central, controles para o rádio no volante e rede porta-objetos no porta-malas. Como opcionais desta versão, o Sonic oferece câmbio automático de seis marchas, piloto automático e revestimento dos bancos em couro.

Chevrolet Sonic: Preço

Os preços de lançamento do Chevrolet Sonic, já com a redução de IPI, são:

Chevrolet Sonic LT hatch – R$ 46.200

Chevrolet Sonic LT sedan – R$ 49.100

Chevrolet Sonic LTZ hatch com câmbio mecânico – R$ 48.700

Chevrolet Sonic LTZ sedan com câmbio mecânico – R$ 53.600

Chevrolet Sonic LTZ hatch com câmbio automático – R$ 51.500

Chevrolet Sonic LTZ sedan com câmbio automático – R$ 56.100

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Comentário para: Chevrolet Sonic: Preço, Motor, Consumo – Chevrolet Sonic Hatch, Sedan

  1. luiz disse:

    Gostária de saber o consumo do sonic 1.6 16v e do fiesta new 1.5 e 1.6 16v

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