Renault Master 2014: Novo modelo chega com motor mais forte e design moderno


Renault Master 2014
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Com o início das vendas previsto para a próxima segunda-feira (18), o novo Renault Master 2014 chega repleto de novidades. Motor mais forte em termos de performance e durabilidade, design moderno, versatilidade e robustez são os destaques do lançamento.

Atuando com o Master no Brasil desde 2002, a Renault teve tempo suficiente para entender as necessidades do segmento comercial e realizar um projeto que tem muitos motivos para conquistar novos clientes, sejam eles de pequenas empresas, grandes corporações ou até mesmo do setor público.

O foco no aumento da vida útil do motor, na redução dos intervalos entre revisões e no fornecimento de informações sobre as condições de uso do veículo, demonstra a afinidade da Renault com as reais necessidades do segmento.

Novo Motor M9T 2.3 dCi

Seguindo a atual tendência de downsizing, adotada pelas montadoras, a marca substituiu o antigo motor de 2.5 l pelo novo motor M9T 2.3 dCi. Mas apesar desta redução de volume os recursos tecnológicos adotados trouxeram mais potência e torque para o Renault Master 2014. Enquanto o motor 2.5 l tem 115 CV de potência e torque de 29,56 kgfm, o novo motor M9T 2.3 dCi tem 130 CV (3.500 rpm) de potência e 31,6 kgfm (1.500 rpm) de torque.

Um dos grandes benefícios obtidos com o downsizing no motor do Renault Master foi a redução de 92% na emissão de material particulado. Com este número o veículo, que já era referência em termos de emissões, conquista ainda mais destaque na colaboração com o meio ambiente e continua atendendo a norma Proconve L6.

Renault Master 2014 Motor 2.3 dCi M9T

Renault Master 2014: Motor 2.3 dCi M9T

Motor de Baixa Manutenção

As inovações em termos de performance e emissões são interessantes, mas não representam nada além do que ocorre repetidamente nos veículos de passeio de todas as marcas. Já as novidades relacionadas à manutenção são o verdadeiro “pulo do gato” do novo motor 2.3 dCi.

Enquanto o motor 2.5 usava correia de distribuição com troca a cada 60.000 km ou 4 anos, o novo motor 2.3 usa corrente de distribuição projetada para durar toda a vida útil do Renault Master. No mesmo sentido, o líquido de arrefecimento passa a suportar 160.000 km (ou 6 anos), contra os 120.000 km (ou 4 anos) do motor anterior.

Revisões do Renault Master 2014

O novo Renault Master 2014 também foi projetado para suportar um maior intervalo entre revisões, passando de 15.000 km para 20.000 km. Porém, quem tem o hábito de ler manuais de instruções de veículos já deve ter percebido que o intervalo de troca de óleo do motor pode variar de acordo com as condições de uso do mesmo.

Para apoiar os clientes neste aspecto, a Renault adotou um recurso eletrônico capaz de identificar se o motor foi submetido a condições de uso severas – o OCS (Oil Control System).

O OCS interpreta como severo o uso do Master abaixo de 30 km/h em mais de 50% do tempo, e o uso em marcha lenta por mais de 50% do tempo, situações comuns em engarrafamentos nos grandes centros urbanos e nos trajetos curtos. O dispositivo funciona por meio de um alerta luminoso no painel. Quando a luz se acende, após terem sido detectadas as condições severas de uso do veículo, o proprietário deve levar o Novo Master para uma concessionária até uma semana após o aviso.

Outro recurso interessante agregado ao novo motor 2.3 turbodiesel é o GSI (Gear Shift Indicator) que informa através de setas luminosas no painel do veículo quando o condutor deve reduzir ou aumentar a marcha, com o intuito de auxiliar na economia de combustível. Usado corretamente pode proporcionar uma redução de até 5% no consumo, além de proteger o motor contra o desgaste prematuro.

Para privilegiar o torque no Renault Master 2014, o motor 2.3 dCi trabalha em conjunto com um novo câmbio de seis marchas, sendo que a sexta marcha, usada principalmente em estrada, garante boa velocidade final.

Renault Master 2014 Furgão L1H1

Renault Master 2014 Furgão L1H1

Design

O design do Renault Master 2014 não chega a ser tão marcante quanto os benefícios de manutenção, mas também demonstra sinais de evolução. De acordo com a montadora, as linhas do novo modelo são inspiradas em um gorila, para transmitir a sensação de força e imponência, e na chave inglesa em função da sua versatilidade no uso e facilidade de utilização. Características importantes no segmento onde o veículo está inserido.

Na linha 2014 todas as versões do Renault Master ficaram maiores. Com 5,05 metros de comprimento, a versão L1H1 (chassi curto e teto baixo), por exemplo, ficou 16 cm mais comprida. A versão L2H2 (chassi médio e teto alto) ganhou 15 cm está com 5,55 m. Já a L3H2 (chassi longo e teto alto) passa a medir 6,20 m, com um acréscimo de 30 cm.

* Conforme nomenclatura adotada pela Renault, H refere-se à altura do teto (H1 = teto baixo e H2 = teto alto). Já a letra L diz respeito ao comprimento (L1 = chassi curto, L2 = chassi médio e L3 = chassi longo).

Por dentro do Renault Master 2014

O interior do Renault Master 2014 também está cheio de novidades. O motorista desfrutará de um painel completamente novo, porta-copos e porta-objetos, duas tomadas 12 V, ajuste de altura da coluna de direção, ajuste de altura e inclinação do banco, além da maior visão horizontal, que chega a 185°.

A descontração a bordo é garantida pelo sistema de som Arkamis (opcional). Produzido pelo mesmo fornecedor do Renault Fluence, o novo rádio conta com CD / MP3, entradas USB e auxiliar, além de conexão bluetooth e controle tipo satélite na coluna de direção.

Tanto o motorista quanto os passageiros irão perceber a diferença no novo sistema de ar-condicionado do Renault Master, que deixou de utilizar a distribuição central e passou a adotar a distribuição lateral ajustável, a qual promete maior homogeneidade na temperatura interna.

Os passageiros que viajarem nas versões Minibus Executive ou VIP também sentirão dose extra de conforto. Reposicionados, os bancos guardam maior distância uns dos outros e têm ajuste de inclinação do encosto que chega a 29 graus – 12 graus a mais que o Master anterior. Um corredor central com piso antiderrapante garante acesso mais fácil à última fileira.

Renault Master 2014 Chassi Cabine

Renault Master 2014 Chassi Cabine

Renault Master 2014: Preço

De acordo com a marca, as evoluções em design, tecnologia, durabilidade e conforto não resultaram em acréscimo no preço do Renault Master 2014. Já a melhoria na segurança, obtida com a inclusão dos airbags e freios ABS com disco nas quatro rodas, teve o custo repassado aos consumidores.

Apresentamos abaixo a lista de versões do Renault Master 2014 e alguns dos preços conhecidos até o momento:

  • Master Chassi-Cabine L2H1: R$ 85.710
  • MasterFurgão L1H1 (8m3): R$ 87.170
  • Master Grand Furgão L2H2 (10,8m3): R$ 95.670
  • Master Extra Furgão L3H2 (13m3): R$ 99.870
  • Master Furgão Vitré L1H1 (8m3): R$ 88.670
  • Master Furgão Grand Vitré L2H2 (10,8m3): R$ 97.970
  • Master Extra Vitré L3H2 (13m3): R$ 103.070
  • Master Minibus Escolar L2H2 (20 lugares): R$ 116.100
  • Master Minibus Standard L2H2 (16 lugares): R$ 112.900
  • Master Minibus Standard L3H2 (16 lugares): R$ 120.600
  • Master Minibus Executive L3H2 (16 lugares): R$ 130.290
  • Master Minibus VIP L3H2 (16 lugares): R$ 145.900
  • Ambulância Simples Remoção L1H1 (chassi curto-teto baixo)
  • Ambulância Simples Remoção L2H2 (chassi médio-teto alto)
  • Ambulância Simples Remoção L3H2 (chassi longo-teto alto)
  • Ambulância UTI L2H2 (chassi médio-teto alto)
  • Ambulância UTI L3H2 (chassi longo-teto alto)

O Renault Master passa a contar a com 12 versões e 10 opções de transformações, totalizando mais de 70 opções.

Clientes interessados em veículos com características diferenciadas, como ambulâncias, podem fazer a aquisição do Renault Master transformado diretamente com a marca, que conta com a parceria de diversos transformadores certificados. Comprando o Master transformado na rede de concessionárias Renault, os clientes podem fazer um único financiamento, e além disso contam com a garantia integral da marca.

Fonte:  Renault / Divulgação

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4 Comentários para: Renault Master 2014: Novo modelo chega com motor mais forte e design moderno

  1. sidney lemos gomes disse:

    comprei uma estou muito satisfeito

  2. edilson damasceno gaia disse:

    a ta to precisando de disco de freio tira da tua q na conssecionaria nao tem .vergonha

  3. edilson gaia disse:

    acho um otimo carro mais peças e o tormento meus disco se acabaram por nao ter as pastilha de freio . rodo 450klm por dia. mas ja estou certo na proxima troca de veiculo vou de iveco

  4. edilson gaia disse:

    nao adianta fabricar o carro monstro .e nao ter peças nas autorizadas .

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