Ligação em paralelo | Subwoofer bobina dupla | Paralelo bobinas sub

Com o crescimento do comércio de subwoofers de bobina dupla é comum encontrar pessoas com dúvidas sobre a maneira correta de realizar a ligação das bobinas. Neste post é explicada a ligação em paralelo e em outro post será explicada a ligação em série.

Em resumo, a ligação em paralelo faz com que impedância final de um subwoofer ou de um conjunto de subwoofers seja reduzida.

Para realizar a associação em paralelo é necessário unir os pólos das bobinas do(s) subwoofer(s) de acordo com a figura acima, sempre respeitando a combinação de polaridade, ou seja, unindo positivo (+) com positivo (+), e negativo (-) com negativo (-).

É importantíssimo respeitar a combinação de polaridade ao ligar qualquer tipo de alto-falante, pois a inversão de polaridade faz com que as bobinas se desloquem em sentido contrário, com isso os cones dos alto-falantes também deslocam ar em sentido oposto, reduzindo drasticamente a propagação do som.

Confira nossas ofertas de Som Automotivo!

Um sobwoofer de bobina dupla ou dois subwoofers de bobina simples

A fórmula para cálculo da impedância equivalente (Zeq) para ligação em paralelo de um subwoofer de bobina dupla ou de dois subwoofers de bobina simples é:

Zeq = (Z1xZ2) / (Z1+Z2)

Onde:

Zeq – Impedância Equivalente, ou seja, impedância resultante da ligação.

Z1 – Impedância da bobina 1

Z2 – Impedância da bobina 2

Exemplo de aplicação da fórmula para ligação em paralelo de 2 bobinas com impedância de 4 ohms:

Zeq = (4×4) / (4+4), então:

Zeq = 16 / 8, logo:

Zeq = 2 ohms

Obs: Utilizamos a letra Z para simbolizar impedância mantendo a convenção adotada no estudo da eletricidade.

Tratando-se de subwoofer e outros tipos de alto-falantes é possível aplicar uma fórmula simplificada para ligação em paralelo, levando em consideração que normalmente são utilizadas bobinas de mesma impedância.

A fórmula simplificada para cálculo da impedância na ligação em paralelo é:

Zeq = Z / N

Onde:

Z – Impedância de uma bobina

N – Número de bobinas

Exemplo de aplicação da fórmula simplificada para ligação em paralelo de 2 bobinas com impedância de 4 ohms:

Zeq = 4 / 2, logo:

Zeq = 2 ohms

Esta fórmula simplificada é válida apenas nos casos onde todas as bobinas envolvidas na ligação tenham impedância idêntica.

Vários subwoofers ou várias bobinas em paralelo

ligacao-paralelo-2-subwoofersPara calcular a impedância equivalente na ligação de vários subwoofers ou bobinas em paralelo basta utilizar a fórmula simplificada Zeq = Z / N.

Exemplo de cálculo para ligação em paralelo de 2 subwoofers de bobina dupla (imagem acima) com 4 ohms de impedância em cada bobina:

Zeq = 4 / 4

Zeq = 1 ohm

Exemplo de cálculo para ligação em paralelo de 3 subwoofers de bobina dupla com 4 ohms de impedância em cada bobina:

Zeq = 4 / 6

Zeq = 0,67 ohm

Existe outra fórmula para calcular impedância equivalente para mais de duas bobinas, contudo não apresentaremos a mesma, pois temos o objetivo de reforçar a importância realizar a ligação de bobinas que tenham impedância idêntica.

O cálculo da impedância resultante da ligação em paralelo é importante para garantir que seu projeto de som consiga o máximo de potência sem oferecer riscos de queima. Entenda melhor a importância deste cálculo lendo o post sobre Subwoofer e Módulo Amplificador.

Artigos relacionados: