Ligação em paralelo | Subwoofer bobina dupla | Paralelo bobinas sub


ligacao-paralelo-1-subwoofer
1 Flares 1 Flares ×

Com o crescimento do comércio de subwoofers de bobina dupla é comum encontrar pessoas com dúvidas sobre a maneira correta de realizar a ligação das bobinas. Neste post é explicada a ligação em paralelo e em outro post será explicada a ligação em série.

Em resumo, a ligação em paralelo faz com que impedância final de um subwoofer ou de um conjunto de subwoofers seja reduzida.

Para realizar a associação em paralelo é necessário unir os pólos das bobinas do(s) subwoofer(s) de acordo com a figura acima, sempre respeitando a combinação de polaridade, ou seja, unindo positivo (+) com positivo (+), e negativo (-) com negativo (-).

É importantíssimo respeitar a combinação de polaridade ao ligar qualquer tipo de alto-falante, pois a inversão de polaridade faz com que as bobinas se desloquem em sentido contrário, com isso os cones dos alto-falantes também deslocam ar em sentido oposto, reduzindo drasticamente a propagação do som.

Um sobwoofer de bobina dupla ou dois subwoofers de bobina simples

A fórmula para cálculo da impedância equivalente (Zeq) para ligação em paralelo de um subwoofer de bobina dupla ou de dois subwoofers de bobina simples é:

Zeq = (Z1xZ2) / (Z1+Z2)

Onde:

Zeq – Impedância Equivalente, ou seja, impedância resultante da ligação.

Z1 – Impedância da bobina 1

Z2 – Impedância da bobina 2

Exemplo de aplicação da fórmula para ligação em paralelo de 2 bobinas com impedância de 4 ohms:

Zeq = (4×4) / (4+4), então:

Zeq = 16 / 8, logo:

Zeq = 2 ohms

Obs: Utilizamos a letra Z para simbolizar impedância mantendo a convenção adotada no estudo da eletricidade.

Tratando-se de subwoofer e outros tipos de alto-falantes é possível aplicar uma fórmula simplificada para ligação em paralelo, levando em consideração que normalmente são utilizadas bobinas de mesma impedância.

A fórmula simplificada para cálculo da impedância na ligação em paralelo é:

Zeq = Z / N

Onde:

Z – Impedância de uma bobina

N – Número de bobinas

Exemplo de aplicação da fórmula simplificada para ligação em paralelo de 2 bobinas com impedância de 4 ohms:

Zeq = 4 / 2, logo:

Zeq = 2 ohms

Esta fórmula simplificada é válida apenas nos casos onde todas as bobinas envolvidas na ligação tenham impedância idêntica.

Vários subwoofers ou várias bobinas em paralelo

ligacao-paralelo-2-subwoofersPara calcular a impedância equivalente na ligação de vários subwoofers ou bobinas em paralelo basta utilizar a fórmula simplificada Zeq = Z / N.

Exemplo de cálculo para ligação em paralelo de 2 subwoofers de bobina dupla (imagem acima) com 4 ohms de impedância em cada bobina:

Zeq = 4 / 4

Zeq = 1 ohm

Exemplo de cálculo para ligação em paralelo de 3 subwoofers de bobina dupla com 4 ohms de impedância em cada bobina:

Zeq = 4 / 6

Zeq = 0,67 ohm

Existe outra fórmula para calcular impedância equivalente para mais de duas bobinas, contudo não apresentaremos a mesma, pois temos o objetivo de reforçar a importância realizar a ligação de bobinas que tenham impedância identica.

O cálculo da impedância resultante da ligação em paralelo é importante para garantir que seu projeto de som consiga o máximo de potência sem oferecer riscos de queima. Entenda melhor a importância deste cálculo lendo o post sobre Subwoofer e Módulo Amplificador.

Artigos relacionados:

 

Ligação em paralelo | Subwoofer bobina dupla | Paralelo bobinas sub 3.00/5 (60.00%) 2 votes

87 Comentários para: Ligação em paralelo | Subwoofer bobina dupla | Paralelo bobinas sub

  1. cesar disse:

    bom dia estou montando um som mas estou com duvida qual ohms comprar os subwoofer vcs por favor poderiam me ajudar?
    o modulo q utilizarei sera uma roadstar 1600d q á 1 ohms da 1600w rms, mas vou colocar 3 sub pioneer tsw 309 de 12 com 400w rms cada qual modelo de bobina devo comprar sendo existentes no modelo bobina dupla 4×4….2×2 …. e simples de 4 ohms

    grato

    • gurudasmaquinas disse:

      Olá Cesar,
      Você pode optar pelo modelo de bobina simples de 4 ohms ou pelo modelo de bobina dupla 2+2 Ohms.
      No modelo de bobina simples pode ligar os três subwoofers em paralelo, já no modelo de bobina dupla, dentro da caixa ligue as bobinas do subwoofer em série, depois ligue os três subwoofers em paralelo.
      Att.

  2. Estevao F. disse:

    Bom dia, estou com uma duvida como todos! Eu tenho um amplificador SSL aero 2000rms a 2ohm. Pretendo comprar um subwoofer digital design dd2512 de 1000rms, mas vejo todo mundo falando que esses amplificadores nao dão os RMS reais e que nao sao tao bons, entao vejo que ja há uma necessidade de mandar os 2000w rms do modulo para o subwoofer pra ter uma potencia melhor, mas pra fechar a impendancia correta do subwoofer com o amplificador 2ohms eu tenho q comprar ele bobiba dupla de 2+2 ou 4+4? Por mim eu teria que comprar o de 4+4 e liga-lo em paralelo nao é isso? pra cair o subwoofer a 2ohms! No aguardo Obg e parabens pelo site!

  3. David Silva de Oliveira disse:

    tenho os seguintes componentes :

    O Módulo Pyramid PB 2000gx 2000w Gold Séries

    Peak Wats Per 4 ohms 500w x 4
    Frequency Resposta 10hz~ 30khz
    Distorção 0,05%
    Voltagem 12V
    Fuse 30A x 2

    Potencia em RMS
    250 Rms em 2 Ohms X 4
    180 Rms em 4 Ohms X 4

    _____________________________
    SUB PIONEER TS-W309D4 1400W

    *Potência de saída máxima 1.400 Watt
    *Potência de saída nominal 400 Watt
    *Impedância 2Ω / 8Ω
    *Resposta de frequência 20 – 220 Hz
    *Frequência de ressonância min. (Hz) 37 Hz
    *Sensibilidade (1W/1m) 94 dB
    *Tamanho do woofer (cm) 30 cm
    *Material do woofer Cone em composto de IMPP contínuo
    *Tipo de bobine Dupla
    *Bobinas de voz de 4 Ω duplas: 2 ou 8 Ω Sim
    _____________________________
    E UM PAR 6X9 TS-A6994S 600W

    Peak Wats Per 4 ohms 500w x 4
    Frequency Resposta 10hz~ 30khz
    Distorção 0,05%
    Voltagem 12V
    Fuse 30A x 2
    Potencia em RMS
    250 Rms em 2 Ohms X 4
    180 Rms em 4 Ohms X 4
    Potencia em PMPO
    4 X 500W
    2 X 1000W
    2 X 500W + 1 X 1000W
    INSTALEI ESSE SOM E ELE FUNCIONOU NORMALMENTE DURANTE UM MÊS E SEPOIS PIFOU E A LUZ DO MODULO PROTECTION FICA ACESA E O O SOM NÃO TOCA.O PROFISSIONAL DE M… QUE INSTALOU DISSE QUE A IMPEDÂNCIA DO MODULO NÃO CASA COM O DO SUB E EU DEVERIA OU VENDER O SUB E COMPRAR UM DE BOBINA SIMPLES OU COMPRAR UM MODULO PRA TOCAR O SUB SOZINHO POIS ELE DISSE QUE O SUB E DE 2 OHMS E O MODULO DE 4 OHMS…
    DESDE DE JÁ AGRADEÇO.

  4. Márcio Rodrigues disse:

    Bom dia, tenho 2 subwoofers bravox psw 12″ 200wrms bobina dupla de 4+4 ohms e um módulo power one 2400 watts saidas de 4ohms…como deverei fazer a ligação dos dois subs em uma saida bridge e obter os mesmos 4 ohms exigidos dos subs??? obs quero ligar eles em uma unica caixa selada trapezoidal, pode me passar a litragem correta??

    • gurudasmaquinas disse:

      Olá Márcio,
      Para fechar o circuito em 4 ohms vc precisa realizar a ligação mista. Neste artigo do link está explicado como fazer esta ligação.

      Com relação ao volume da caixa, ela precisa ter 50 litros com um divisória interna, resultando em 25 litros para cada subwoofer. Veja as dimensões sugeridas no site da Bravox.

      Boa sorte! Abraços!

  5. Ricardo Behenck disse:

    Tenho uma duvida…
    tenho dois Pioneer 309d4 e um modulo SD1000.1d de 4 ohms…
    qual a melhor ligação para fazer?
    eles vão tocar direitinho “juntos”… ou vai ficar um pra dentro outro pra fora como ja mi disseram?

    • gurudasmaquinas disse:

      Olá Ricardo Behenck,
      A ligação para esta combinação de módulo e subwoofer é a ligação mista, assim o circuito fechará em 4 Ohms. Se você fizer a ligação exatamente como está representado na imagem do post sobre ligação mista, o funcionamento será correto. Este sintoma, dos subwoofers tocarem invertidos, um eliminado o som do outro, somente ocorre se eles estiverem ligados com polaridade invertida. Att.

  6. Jefersom disse:

    Olá bom dia gostaria de uma ajudinha aqui, quanto mais leio mais me confundo.
    Bom vamos lá, possuo um módulo ssl 2800w 4 canais (prometem ser 2800 rms, sei que não dá tudo isso) e 2 sobwoofer pioneer 309/d4. Em 4 homs somente será liberado 300 rms por canal deste módulo, por isso gostaria de liga-los de uma maneira que toque toda potência ou seja tenho que ligar em 2 homs, Como devo fazer tendo em vista que preciso de outros dois canais para drivers e tweeters?

    • gurudasmaquinas disse:

      Olá Jeferson,
      Aplique a ligação mista para fechar o circuito em 4 ohms e utilize 2 canais (em bridge) do módulo para tocar os subwoofers. Desta maneira irá sobrar potência nos subwoofers, então é importante evitar as distorções para evitar o risco de queimá-los. Com esta ligação ficam disponíveis outros 2 canais para tocar o restante de seu equipamento. Abs.

  7. isac disse:

    se cada modelo de 2 e de 4 ou 8 homs cada vez menor os homs fica mas fraco pra um modulo digital de 2 homs ?

    • gurudasmaquinas disse:

      Olá Isac,
      Quando menor a impedância do circuito, maior é a potência emitida pelo módulo. Se o módulo suporta operar em 2 Ohms, é ideal ter um circuito com impedância de 2 Ohms ligado a ele para obter o máximo de potência. É importante respeitar este limite mínimo da impedância para evitar danos ao módulo. Abs.

  8. Leonardo disse:

    Boa noite, tenho uma dúvida…
    gostaria de colocar dois subwoofers de 1300w rms cada, os mesmos tem bobina dupla de 4+4 ohms, qual modelo de módulo seria o mais efeciente para que eu pudesse tocar os dois sub tranquilamente?devo procurar na configuração de 1 ou 2 ohms o módulo?
    Abraço!

    • gurudasmaquinas disse:

      Olá Leonardo,
      No seu caso é melhor procurar por um módulo de 1 canal com impedância mínima de 1 ohms, por exemplo, o Taramps TA 2700D – 1 ohm. Abs.

    • gurudasmaquinas disse:

      Olá MaicoGama,
      A ligação da imagem está resultando em 0,5 ohm, então há o risco de queima do módulo ou até mesmo dos subwoofers. O Roadstar Digital 1600D possui apenas um canal, então as conexões de saída funcionam em paralelo. Como vc ligou 1 ohm em cada conexão, a impedância final é de 0,5 ohm.
      O ideal para este módulo (no caso de 4 subwoofers) é utilizar subwoofers de bobina simples de 4 ohms ou de bobina dupla de 2 ohms.
      Para reduzir o risco é possível aplicar a ligação mista e fechar o circuito em 2 ohms, porém não será possível obter a potência nominal do módulo desta maneira. Ainda assim esta é a opção mais segura. Abs.

  9. MaicoGama disse:

    obrigado pela avaliação,
    so mais uma coisinha vc poderia me indicar um amplificador pra fazer essa ligação.

  10. MaicoGama disse:

    tava pesando num Taramps TA-1600D 1600 RMS

    • gurudasmaquinas disse:

      Olá Maico,
      Ele é uma opção interessante sim, desde que seja o modelo de impedância mínina de 2 ohms, então vc pode manter as ligações dos subs como estão (paralelo) e fazer a ligação em série junto dos conectores do módulo, para resultar em 2 ohms. Assim vc não precisa abrir a caixa para alterar as conexões. Abs.

  11. MaicoGama disse:

    Gurudasmaquinas sempre me ajudando quando preciso obg pela força.
    Desculpa mais vou incomodar de novo mais creio que seja por uma causa boa, pois toda duvida serve como aprendizado não so pra min mais para outros seguidores do site.
    vejamos, estou com 2 subwoofs pioneer ts-w 308 so que um eh D4 (4 ohm) e outro D2 (2 ohm)então tentei igualar a impedância dos subwoofs fazendo a seguinte instalação

    veja se estar correto
    D4 = LIGAÇÃO NORMAL E O D2= COM LIGAÇÃO EM SERIE
    http://imageshack.us/f/402/semttulofkp.jpg/
    Abs.

    • gurudasmaquinas disse:

      Olá MaicoGama,
      Infelizmente não é possível igualar os subwoofers, pois a impedância de 2 ou 4 ohms é uma característica construtiva das bobinas de cada um deles. Em subwoofers de bobina dupla sempre é recomendado utilizar as duas bobinas, então qualquer tipo de associação utilizada resultará em valores diferentes. Se o modelo é um D4, ele tem 2 bobinas de 4 ohms, então o que vc chamou de “ligação normal” é na verdade a ligação de apenas uma bobina, a qual não é recomendada. Abs.

  12. joao disse:

    eu queria ligar 2 subs pioneer de 2 ohms cada em um modulo rs 5.1. eu liguei em paralelo mais nao bateu com qualidade. agradeço desde ja pela ajuda.

    • gurudasmaquinas disse:

      Olá João,
      O ideal é utilizar o canal 6 desse Roadstar RS 5.1 para tocar os subwoofers, para isso aplique a ligação mista na qual irá obter 2 Ohms. Como a impedância mínima deste canal é 1 ohm, vc não conseguirá tirar o máximo de potência que ele é capaz de fornecer, mas isso é o melhor que dá para fazer com estes subs de 2+2 Ohms. Se vc ligar todas as bobinas em paralelo irá fechar a impedância final em 0,5 ohm, colocando o módulo em risco. Abs.

  13. joao disse:

    obrigado pela dica.mais vou ter uma boa qualidade se eu fazer a ligaçao mista? porque quando eu liguei em paralelo estava bem ruim as batidas.

    • gurudasmaquinas disse:

      Olá João,
      O tipo de ligação não afeta a qualidade, mas sim a potência do sistema. Com a ligação mista a impedância final vai subir, reduzindo a potência emitida pelo seu sistema de som, com isso o grave vai ser mais fraco ainda, mas vc não vai correr o risco de queimar o módulo. Abs.

  14. peterson disse:

    ola, e o seguinte eu nao entendo muito de som, tenho 2 pioneer bob.dupla neles ta desenhado 4+4 e embaixo 2+2 2+2, tem como eu conseguir ligar os dois e deixar a impedancia final em 1 ohms. abçs

    • gurudasmaquinas disse:

      Olá Peterson,
      Recomendo que verifique a impedância real dos subwoofers, pois eles podem ser de bobina dupla de 2 ohms (2+2) ou bobina dupla de 4 ohms (4+4), é impossível que tenham as duas impedâncias ao mesmo tempo. Caso eles sejam 4+4 ohms, basta ligar tudo em paralelo para conseguir 1 ohm. Para os modelo 2+2 só vai conseguir 1 ohm se usar apenas um subwoofer com a ligação em paralelo. Abs.

  15. mateus disse:

    tenho 6 subs bobina dupla 4+4 ohms , e um modulo de 2ohms , tem como ligar os 6 subs em 2 ohms

  16. mateus disse:

    tenho 6 subs bobina dupla 2+2 tem como ligar os subs em 2 ohms , ve se oque eu vou falar ta certo , vou ligar apenas um sub de bobina dupla 2+2 em ligação mista 4ohms , e vou ligar 5 subs bobina dupla 2+2 em paralelo que resultara em 0,2 ohms se eu ligar desse geito os 2 em apenas um canal resultara , 4+0,2/2 = 2,1 ohms ou estragarei meu modulo (obs o modulo que possuo e o stetsom 3k7 2ohms)

    • gurudasmaquinas disse:

      Olá Mateus,
      Recomendo que utilize a ligação mista, fechando a impedância do circuito em 2,66 ohms. Para isso precisa seguir os seguintes critérios.
      1) Cada um dos suboofers deve ter as bobinas ligadas em série, resultando em 4 ohms por subwoofer.
      2) Ligue 3 subwoofers (com 4 ohms cada) em paralelo, resultando em 1,33 ohm.
      3) Ligue os outros 3 subwoofers em paralelo, também irá resultar em 1,33 ohm.
      4) Ligue o 1° grupo de 3 subwoofers em série com o 2° grupo de 3 subwoofers.
      5) A impendância final é de 2,66 ohms.
      Se vc for inexperiente, procure um profissional qualificado para fazer esta ligação, evitando um possível curto circuito ou erro de ligação. Abs.

  17. willian disse:

    ola minha duvida começa em saber qnts ohms tem o modulo pyramid 800w pb788…. qual a melhor forma de ligar um bravox 10′ bobina dupla 4-4…
    desde ja agradeço…

    • gurudasmaquinas disse:

      Olá Willian,
      A impedância mínima deste módulo em bridge é 4 ohms. Em função da limitação do módulo será necessário ligar as bobinas em série, fechando em 8 ohms. Abs.

  18. willian disse:

    outra duvida tenho um par de 6×9 de 100rms e 8ohms cada um q gostaria de ligar junto… o pyramid suporta tudo? qual a melhor ligação….

    • gurudasmaquinas disse:

      Suporta sim Willian, basta ligar cada 6×9 em um canal, pois os outros 2 canais já estarão sendo utilizado pelo subwoofer. Abs.

  19. willian disse:

    entao vo deixar as bobinas ligadas separadas msm q toca muito mais… outra duvida… minha caixa eh de 32lts selada… quero por um duto… de qual a medida? lembrando… eh um bravox 10′ 360rms… abraço

    • gurudasmaquinas disse:

      Olá Willian,
      A ligação de bobinas de um mesmo subwoofer em diferentes canais não é recomendada. As caixas dutadas precisam de mais volume que as dutadas, então não basta colocar um duto nesta caixa, será necessário construir uma nova caixa. Para saber o volume adequado para a caixa vc precisa saber o modelo do subwoofer, e consultar a página do respectivo modelo no site da Bravox. Esta marca sempre exibe os tipos e tamanhos de caixas logo abaixo da especifição do subwoofer. Abs.

  20. tico disse:

    tenho um modulo taramps 1600 e nao sei qual sub usar, dois ou um sub compativel.

    • gurudasmaquinas disse:

      Olá Tico,
      Um modelo que lembrei rapidamente é o Bravox Endurance E2K (800 Wrms), porém ele tem melhor desempenho com o porta-malas fechado. Caso a impedância mínima do seu módulo seja 1 Ohm, escolha o modelo de bobina dupla de 4 Ohms e ligue tudo em paralelo. Se a impedância mínima for 2 Ohms, opte pelo modelo de bobina dupla de 2 ohms e faça a ligação mista para fechar nesta impedância. Abs.

  21. Cabeça disse:

    Boa tarde, tenho um duvida comprei um taramps ta 2000 a 2 omhs e tenho um tornado de 18 polegadas de 1100 watts rms a 4 omhs eu consigo ligar somente esse falante no módulo? esse taramps toca também em 4 omhs é isso abraço e muito obrigado.

    • gurudasmaquinas disse:

      Olá Cabeça,
      Pela especificação esse módulo fornece 1252 Wrms @ 4 ohms, então pode ligar somente seu tornado sim.
      Os módulos amplificadores tem limite de impedância mínima, mas não de impedância máxima, porém quanto maior a impedância conectada à saída do mesmo, menor será a potência emitida.
      Abs.

  22. Adriano disse:

    Boa tarde. Tenho um Modulo taramps de 1000W RMS 2Ohms com 1 canal,um Sub Bomber de 12″ com 550W RMS Bobina dupla 2+2Ohms e Um par de 6 9 H-Banster com potência total do conjunto de 320W RMS 4 Ohms. A Minha duvida é: posso instalar o Sub Bomber + o par de 6 9 no modulo taramps, nesse caso teria como eu fazer uma ligação paralela dos 6 9?

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Adriano,
      A ligação não é recomendada, pois estes alto-falantes são de potência e impedância diferentes, então haverá grande risco de queima. Abs.

  23. maciel disse:

    Ola, gurudasmaquinas, to com um pequeno problema, tenho 2 subs de 12″ 650 rms bobina dupla 4+4 ohms e um modulo ssl 1500 rms, o modulo manda 1500 rms em uma unica saida de 2 ohms, mas o vendedor disse que pode ligar a 1ohms tranquilo… o que vc me diz ligo em serie os subs ou em paralelo??? como seria a ligação??? se me responder agradeceria muito…

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Maciel,
      A ligação em 1 ohm é arriscada, pois o limite do módulo é 2 ohms. Sendo assim, a impedância mais adequada para estes alto-falantes com seu módulo, seria 4 ohms, para isso vc precisa aplicar a ligação mista. Por exemplo:
      Cada um dos subwoofers teria as bobinas ligadas em paralelo, resultando em 2 ohms; depois os dois subwoofers seriam ligados em série, e o cicuito ficaria em 4 ohms.
      O problema nesta ligação é a queda de potência, pois este módulo é capaz de fornecer 600 Wrms em 4 ohms, mas ainda assim esta é a alternativa mais segura.
      Abs.

  24. Vandeir Neto disse:

    Cara me ajuda … Eu tenho 2 subs pioneer bobina dupla D4 4+4 e um modulo ssl 1500rms mono qual a melhor ligação para ser feita para ele render os 1500 watts rms para os 2 subs é melhor ligalo em paralelo a 1 ohm ? me explika como faço para ligar obg vlw

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Vandenir,
      Pelo que pesquisei este modelo da SSL tem impedância mínima de 2 ohms, então vc não vai conseguir obter o melhor rendimento com estes subwoofers, pois será necessário aplicar a ligação mista para fechar o circuito em 4 ohms. Veja nosso post sobre ligação mista para entender os detalhes. Abs.

  25. celso quintiliano faria junior disse:

    cara como que eu ligo dois alto falante da uxp 500 rms de 2 ohms num amplificado da sondigital de 1500 de 2 ohms

  26. daniel brugin disse:

    e ai guru blz?? tenho aqui uma pergunta, eu tenho os seguintes equipamentos:
    2: roadstar rs1800sl com;
    4×100= 4 ohms
    4×150= 2 ohms
    2×280= 4 ohms em bridge

    1: pioneer tsw309d4 com;
    2×200 watts rms = 4+4 ohms

    2: pioneer ts-a1674s com;
    2×35 watts rms = 4 ohms

    2: pioneer ts-a6974 com;
    2×80 watts rms = 4 ohms.;
    qual a melhor ligação do sub e dos estereos e tenho também um mega capacitor da ssl mod. cap 200s 24v pode ser colocado n potencia do sub, se sim, como faço? me ajuda ohhh…kkk abs…t+..

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Daniel,
      Este módulo é fraco para seu subwoofer, mas para fazer funcionar vc pode ligar as bobinas em série e colocar para tocar em uma bridge. Outros dois canais do módulo ficarão sem uso.
      No 2° módulo, ligue cada um dos alto-falantes em um canal.
      O mega-capacitor é ligado em paralelo com os módulos e bateria.
      Seria interessante trocar estes dois módulos por um único módulo de 4 canais com potência total de 800 Wrms e que suporte a impedância mínima de 2 ohms em bridge. Exemplo: TS 800X4 – 1 OHM. Abs.

  27. daniel brugin disse:

    ok guru… entao gostei da ideia porem que tipo de cabo devo usar da bateria ate o megacapacitor e do mesmo ate o modulo ahhh que tipo de fusivel e disjuntor comprar se for necessario, valeu t+….

  28. daniel brugin disse:

    com este modulo pode se tambem ligar em serie o sub w309d4?

  29. daniel brugin disse:

    guru boa noite um colega me disse que pod ser ligado o sub 309d4 em bridge porem da seguinte forma: canal 1 e 2 bridge numa bobina e o canal 3 e 4 em bridge na outra bobina e ai que me diz, digo isto mais por curiosidade, pois é melhor ouvir, quem realmente entende, valeu abçs t+…..

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Daniel,
      Não recomendo este tipo de ligação, pois não há como garantir que as duas bridges irão fornecer o mesmo nível de potência. Abs.

  30. celso quintiliano faria junior disse:

    valeu pela resposta . voce sabe me falar qual e a melhor regulagem do modulo de 1500 da sondigital para tocar dois uxp de 500 de 2 ohms

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Celso,
      O level pode ser posicionado no máximo ou próximo do máximo, já o corte de frequência possívelvemente ficará bom em aproximadamente 50 Hz. A melhor forma é ajustar os filtros de frequência gradativamente até encontrar o grave que mais lhe agrade. Abs.

  31. jefferson ataide disse:

    cara tenho 2 uxp12-D4 e um modulo ht1200wrms que manda 1200wrms em 1 e 2ohms?como fazer a ligacão dos dois sub para fechar em 1ohm??me responde por favor..

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Jefferson,
      Pode ligar todas as bobinas em paralelo, então chegará a 1 Ohm. Abs.

  32. Fabio Aguiar Mendes disse:

    ola amigo, eu tenho 1 falante da nitro 12 de 700 rms 2×4 ohms bobina dupla e 1 modulo de 1400 wrms, gostaria de saber qual é a melhor maneira de ligar os dois.

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Fábio,
      Vc precisa de 700 Wrms para tocar o subwoofer, então supondo que a impedância o módulo forneça 1.400 Wrms @ 1 Ohm, vc precisará ligar as bobinas do suboofer em paralelo para atingir 2 Ohm, pois esta é a impedância onde o módulo tende a fornecer aproximadamente 700 Wrms. Se a impedância mínima do módulo for 2 Ohm vc também pode utilizar a mesma ligação, mas é preciso atenção redobrada para evitar distorções, as quais podem resultar na queima do subwoofer. Abs.

  33. robson disse:

    Ola tenho 2 MTX TR7515 bobina dupla 2+2 em um modulo Roadstar Rs-2500ab 5000watts Qual Seria a melhor forma de ligalos ja tentamos algumas mas.

    uma possivel regulagem do modulo para som em geral desde sertanejo Universitario Pancadão =)

    Desde ja agradeço.

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Robson,
      Será necessário usar a ligação mista que o módulo opere em 2 Ohms.
      Trabalhando nesta impedância o módulo fornece 900 Wrms, então faltará potência para os subwoofers, mas é o melhor a fazer, levando em conta que a impedância mínina do RS 2500AB é 1 Ohm.
      Abs.

  34. Danyboy disse:

    ola tenho dois selenium matador max d 800 bobina dupla 2×2 e meu modulo e um boss de um cana sendo q gostaria de ligar eles em 2 homs ou em 1 homs teria como ?

  35. Vitor disse:

    Guru, estou com duvida sobre os canais.
    tenho um modulo de 800rms de 1 canal apenas e estou em duvida sobre quantos canais eu preciso para instalar um sub de bobina dupla.
    quanto a amperagem eu ja tirei a duvida, mas essa duvida sobre os canais está me matando.
    obrigado

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Vitor,
      É necessário um único canal para tocar um subwoofer de bobina dupla, mas vc tem duas opções para chegar ao mesmo resultado, sendo:
      1) Usar um módulo de 1 canal.
      2) Usar um módulo de 2 canais, ligados em bridge, funcionando como um único canal.
      Não esqueça de respeitar a impedância mínima do módulo.
      Abs.

  36. roberto disse:

    Boa noite tenho um sub de 12 de 550 rms bobina dupla de 4+4 ohms e um hurricane 4120 se eu liga em paralelo esse sub no modulo sendo q o modulo diz q em bridge é 240 wats por canal ele ficaria em paralelo para 2 ohms osub tocaria legal ficando mais dois canal estereo livre ou teria q ligar cada bobina em cada canal do briged sendo só para o sub

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Roberto,
      Este módulo é fraco para seu subwoofer, além de ser incompatível.
      Como a impedância mínima deste módulo em bridge é 4 Ohms, não é possível ligar as bobinas em paralelo, para funcionar em 2 Ohms. Sendo assim, a melhor alternativa é ligar as bobinas em série (8 Ohms) e usar uma bridge (2 canais) para tocar o subwoofer.
      Não é recomendado usar diferentes canais de um módulo para alimentar bobinas de um mesmo subwoofer, salvo no caso da ligação em bridge, quando 2 canais funcionam como se fossem um.
      Abs.

  37. peterson disse:

    Ola. Tenho um modulo q manda 1000 rms a,1ohms e queria colocar 2 digital design bobina dupla 4ohms 500rms cada. Se eu liga tudo em paralelo fecha em 1 ohms??

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Peterson,
      Isso mesmo, o circuito fecha em 1 Ohm se vc ligar tudo em paralelo.
      Abs.

  38. Levysicon disse:

    Olá feras do som!tenho 2 POSITRON SW 12400 D BOBINA DUPLA 4+4,fiz a estalação em paralelo num modulo TARAMPS 500WRMS – 1 ohm,ta batendo bonito balança até o portão mais sinto que os falantes ta batendo pra dentro,o que devo fazer para mudar esta situação.
    Obrigado

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Levysicon,
      Basta inverter os polos dos fios que estão conectados na saída do módulo, substituindo positivo por negativo e vice-versa.
      É interessante fazer um teste, pois em alguns casos o desempenho fica melhor quando o subwoofer está ligado como o seu aparenta estar. Se o desempenho ficar legal, pode deixar assim.
      Abs.

  39. antonio disse:

    Bom dia galera.
    tenho 2 sub uxp bravox 500 rms 4+4 ohms. Queria saber se um modulo taramps de 1600 rms de 4 ohms consegue tocar tranquilamente? E que ligação vcs recomendam eu fazer?

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Antonio,
      O módulo toca seus UXPs, sim. Recomendo que utilize a ligação mista para fechar a impedância em 4 Ohms.
      Abs.

  40. antonio disse:

    os dois uxp são de bubina dupla

  41. adiel disse:

    amigo tenho 2 pioneer TS W3002D4 de 1000w RMS cada, bobina dupla de 4ohms, teria como ligar p fk 2ohms apenas um sub? ow ligar os dois e fechar a 1ohms?

  42. eder disse:

    Tenho um nitro 700rms com um Power ONE mas o Sun ta tocando invertido Jah troquei rca e inverti fiação e mesmo assim toca invertido pode ser a ligação ta ligado em bridge com ligação em serie nitro 700rms 2x2ohms

  43. Bruno disse:

    Olá comprei um stetsom 1k6 2 ohms será q ele toca 2 Subwoofer 12″ 550W RMS Bicho Papão c/ Bobina Dupla 2 x 275W x 4Ohms SW12BP550-D4 – Bomber??

  44. Karleno disse:

    Boa Tarde, show de bola as instruções.
    Mas tenho uma simples dúvida:

    Tenho 1 subwoofer – BD 4+4 – 250W Rms
    1 módulo cuja as especificações estão abaixo:
    Potência RMS @ 4 ohm 85 watts x 4
    Potência RMS @ 2 ohm 120 watts x 4
    Potência RMS @ 4 ohm Mono 240 watts x 2

    Pergunta é, se ligar meu sub em paralelo terei então:
    Zeq = (Z1xZ2) / (Z1+Z2)
    Zeq = (4×4) / (4+4), então:
    Zeq = 16 / 8, logo:
    Zeq = 2 ohms

    A ligação no módulo poderá ser feita em brigde a 2 ohm, no qual terei 2 canas de 120w RMS = Totalizando em 240W onde tocará 96% do sub.
    Correto? ou não posso fazer esta ligação?

    Agradeço antecipadamente

  45. Lincoln disse:

    Estou com 2 endurance 800rms 2+2 ohms
    e com um banda ice 1800 rms 2ohms

    no caso faria a ligação em parelelo certo?

  46. luciano disse:

    bom dia!!!
    qual a melhor ligação de um modulo amplificador stetsom 1k6 1600w rms 2ohms com dois subwoof bicho papao bomber bobina dupla de 4ohms

  47. Wesley cafrvalho disse:

    Boa tarde gostaria de saber se tem como eu ligar dois subs juntos no mesmo Modulo Roadstar Rs- 4210 Amp- 840watts. Sendo que um e bobina dupra 2×4 e o outro simples de 4 ohm.
    desde ja agradeço

  48. Girlan' disse:

    Olá Guru,
    Tow montando um som aki, nas tow com uma ceRta dor de cabeça.
    Quero ligar 2 pioneer bobina dupla com 4ohms cada em um roadstar 1600d de 1ohms.
    Se puder me ajudar, desde ja agradeço’

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(Spamcheck Enabled)

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 StumbleUpon 0 1 Flares ×