Ligação em série | Subwoofer bobina dupla | Bobinas série subwoofer

A ligação em série faz com que a impedância final de um subwoofer ou de um conjunto de subwoofers aumente, ao contrário da ligação em paralelo onde a impedância é reduzida. As ligações em série e em paralelo normalmente são aplicadas em subwoofer de bobina dupla para adequar a impedância do mesmo à impedância do módulo. No entanto, nada impede que sejam aplicadas em subwoofer de bobina simples ou outro tipo de alto-falante.

Para realizar a ligação em série entre duas ou mais bobinas é necessário unir o pólo positivo (+) de uma bobina ao pólo negativo (-) da outra, conforme imagem acima.

Assim como na ligação em paralelo, é importantíssimo respeitar a combinação de polaridade ao ligar qualquer tipo de alto-falante, pois a inversão de polaridade faz com que as bobinas se desloquem em sentido contrário, com isso os cones dos alto-falantes também deslocam ar em sentido oposto, reduzindo drasticamente a propagação do som.

Fórmula para cálculo de impedância equivalente

A impedância equivalente (resultante a ligação em série) é calculada através da soma:

Zeq = Z1 + Z2 + Zn

Onde:

Zeq = Impedância equivalente

Z1 = Impedância da bobina 1

Z2 = Impedância da bobina 2

Zn = Impedância de quantas bobinas estiverem ligadas em série

Exemplo de cálculo de impedância equivalente resultante da ligação em série de 2 bobinas de 2 ohms:

Zeq = 2 + 2

Zeq = 4 ohms

Dois subwoofers bobina dupla em série

"Ligação Série 2 Subwoofers"

A imagem acima exemplifica a ligação em série de dois subwoofers de bobina dupla. Observe que neste caso todas as bobinas estão em série, com isso existem três ligações entre pólos positivo e negativo, sendo:

  • Negativo da bobina 1 ligado ao positivo da bobina 2
  • Negativo da bobina 2 ligado ao positivo da bobina 3
  • Negativo da bobina 3 ligado ao positivo da bobina 4

Ainda com base na imagem acima é importante observar que o pólo positivo da saída do módulo é conectado ao polo positivo da bobina 1, e o pólo negativo da respectiva saída é conectado ao polo negativo da bobina 4.

Exemplo de cálculo de impedância equivalente para a ligação acima, supondo que cada uma das bobinas possua impedância de 2 ohms:

Zeq = 2 + 2 + 2 + 2

Zeq = 8 ohms

Ligação Mista: Série / Paralelo

Agora que já entendemos como fazer ligação em série e ligação em paralelo, podemos aplicar o cálculo para uma ligação mista de 2 subwoofers de bobina dupla, sendo:

  • 2 bobinas (2 ohms) de cada subwoofer ligadas em paralelo
  • 2 subwoofers ligados em série

Zeq’ = 2 / 2 = 1 ohm  =>  resultado da ligação em paralelo de 2 bobinas de 2 ohms de um subwoofer

Zeq” = 1 + 1 = 2 ohms  => resultado da ligação dos dois subwoofers em série

A impedância equivalente resultante da ligação mista (série / paralelo) é de 2 ohms.

Faça uso das combinações de ligação em série e ligação em paralelo para tirar o máximo de potência de seu módulo amplificador sem colocar em risco a integridade do mesmo. Aproveite a oportunidade para ler o artigo sobre a combinação correta de subwoofer e módulo amplificador.

Artigos relacionados: