Ligação em série | Subwoofer bobina dupla | Bobinas série subwoofer


ligacao-serie-1-subwoofer

A ligação em série faz com que a impedância final de um subwoofer ou de um conjunto de subwoofers aumente, ao contrário da ligação em paralelo onde a impedância é reduzida. As ligações em série e em paralelo normalmente são aplicadas em subwoofer de bobina dupla para adequar a impedância do mesmo à impedância do módulo. No entanto, nada impede que sejam aplicadas em subwoofer de bobina simples ou outro tipo de alto-falante.

Para realizar a ligação em série entre duas ou mais bobinas é necessário unir o pólo positivo (+) de uma bobina ao pólo negativo (-) da outra, conforme imagem acima.

Assim como na ligação em paralelo, é importantíssimo respeitar a combinação de polaridade ao ligar qualquer tipo de alto-falante, pois a inversão de polaridade faz com que as bobinas se desloquem em sentido contrário, com isso os cones dos alto-falantes também deslocam ar em sentido oposto, reduzindo drasticamente a propagação do som.

Fórmula para cálculo de impedância equivalente

A impedância equivalente (resultante a ligação em série) é calculada através da soma:

Zeq = Z1 + Z2 + Zn

Onde:

Zeq = Impedância equivalente

Z1 = Impedância da bobina 1

Z2 = Impedância da bobina 2

Zn = Impedância de quantas bobinas estiverem ligadas em série

Exemplo de cálculo de impedância equivalente resultante da ligação em série de 2 bobinas de 2 ohms:

Zeq = 2 + 2

Zeq = 4 ohms

Dois subwoofers bobina dupla em série

"Ligação Série 2 Subwoofers"

A imagem acima exemplifica a ligação em série de dois subwoofers de bobina dupla. Observe que neste caso todas as bobinas estão em série, com isso existem três ligações entre pólos positivo e negativo, sendo:

  • Negativo da bobina 1 ligado ao positivo da bobina 2
  • Negativo da bobina 2 ligado ao positivo da bobina 3
  • Negativo da bobina 3 ligado ao positivo da bobina 4

Ainda com base na imagem acima é importante observar que o pólo positivo da saída do módulo é conectado ao polo positivo da bobina 1, e o pólo negativo da respectiva saída é conectado ao polo negativo da bobina 4.

Exemplo de cálculo de impedância equivalente para a ligação acima, supondo que cada uma das bobinas possua impedância de 2 ohms:

Zeq = 2 + 2 + 2 + 2

Zeq = 8 ohms

Ligação Mista: Série / Paralelo

Agora que já entendemos como fazer ligação em série e ligação em paralelo, podemos aplicar o cálculo para uma ligação mista de 2 subwoofers de bobina dupla, sendo:

  • 2 bobinas (2 ohms) de cada subwoofer ligadas em paralelo
  • 2 subwoofers ligados em série

Zeq’ = 2 / 2 = 1 ohm  =>  resultado da ligação em paralelo de 2 bobinas de 2 ohms de um subwoofer

Zeq” = 1 + 1 = 2 ohms  => resultado da ligação dos dois subwoofers em série

A impedância equivalente resultante da ligação mista (série / paralelo) é de 2 ohms.

Faça uso das combinações de ligação em série e ligação em paralelo para tirar o máximo de potência de seu módulo amplificador sem colocar em risco a integridade do mesmo. Aproveite a oportunidade para ler o artigo sobre a combinação correta de subwoofer e módulo amplificador.

Artigos relacionados:

Publicidade Mercado Livre:

Ligação em série | Subwoofer bobina dupla | Bobinas série subwoofer 5.00/5 (100.00%) 1 vote

Cadastre seu e-mail para receber novidades: (São necessários apenas alguns cliques)



138 Comentários para: Ligação em série | Subwoofer bobina dupla | Bobinas série subwoofer

  1. raphael disse:

    boa noite irmao tenho 2 rex de 1300 rms cada bubina dupla ligado em seri cai para 2 oms mas nao ta dando um grave legal o modulo que toca e um tarapis de 2500 rms oq vc acha que esta acontecendo

    • gurudasmaquinas disse:

      Olá Raphael,
      Há algo de estranho na sua descrição, pois a ligação em série aumenta a impedância de um circuito e os padrões de impedância de subwoofer bobina dupla são 2+2 ou 4+4 ohms, então não tem como obter 2 ohms se vc está ligando o circuito em série.
      Para adequar a ligação vc precisa saber a impedância mínima do módulo e a impedância de cada bobina dos subwoofers. Por exemplo, se a impedância mínima do módulo for 1 ohm e a impedância de cada bobina dos subwoofers for 4 ohms, ligue todas as bobinas em paralelo para conseguir 1 ohm. Abs.

  2. Diego disse:

    Bom Dia amigão, Comprei um bicho papão novo de 700rms bobina dupla 1 drive d250x , 1 Twitter e um amplificador da explosound 3.600 e tem 1.400RMS DE potencia, se ligar o modulo no radio, sei fazer a parte toda eletrica, só não sei como que faço para ligar o alto falante, drive e twitter nesse modulo. pode me ajudar?
    Grato desde já!

  3. Victor Diniz disse:

    Olá
    tenho um SubWoofer magnum rex 800wrms bobina dupla, gostaria de saber em quantos Ohms ele fica ligado em serie ou em paralelo?
    poderia mi ajudar?

    No site onde comprei diz que ele é (4+4Ohms) e no manual ta: Ǿ 2″-2×4Ω

    agradeço des de ja!!
    Obrigado

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Victor,
      Em série ele fecha em 8 ohms e em paralelo fecha em 2 ohms. Abs.

  4. junior disse:

    rBoa noite,
    Tenho um modulo digital roadstar 1200D , e estou com duas bravox uxp 500 rms, de 2 ohm, bobina dupla, fiz da seguinte forma, ligue os sub em serie, mais individual, no primeiro sub liguei positivo no negativo, e liguei no modulo o polo positivo e negativo, da mesma forma fiz com o outro sub, totalizando 4 ligacoes no modulo, duas do primeiro sub e duas do segundo sub, essa forma esta correta?

    Desdeja agradeco

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Junior,
      Pela descrição vc fez uma ligação mista, então está correto sim.
      Vale lembrar que o rendimento do som pode ser melhor com subwoofers de bobina dupla de 4 ohms, assim é possível realizar a ligação em paralelo, fechando o circuito em 1 ohm, impedância na qual é obtida a máxima potência do módulo.
      Abs.

  5. Paulo disse:

    Bele Guru? Cara as ligações em série para 2 sub é um + e um – que e ligado como no modulo? É em bridge só em um canal? Meu modulo e de 1400w, falantes de 650w cada.

    Abraço

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Paulo,
      A ligação em série é caracterizada pela união dos pólos + e -, sim. A primeira imagem deste post ilustra claramente a ligação em série.
      Uma bridge (ponte) é composta por dois canais. Verifique a impedância mínima dos canais do módulo e a impedância dos subwoofer antes de efetuar a ligação. Abs.

  6. william disse:

    Boa Tarde amigo
    Gostaria que me auxiliasse, tenho 2 sub rex de 12 1300wrms e um modulo taramps de 2700wrms , como faço as ligações dos falantes sendo bobinas de 4ohms e modulo de 2ohms
    Obrigado

    • william disse:

      na verdade Guru , precisava transformar essas 4 boinas de 4 ohms em 1ohms só , para pode usar a potencia integral do módulo e sustentar legal os 2 falates rex de 1300wrms.
      fico Grato se me ajudar

      Abraço

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá William, basta ligar tudo em paralelo, então conseguirá 1 ohm. Abs.

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá William,
      A resposta foi incluída no seu comentário mais recente. Abs.

  7. William disse:

    Guru tenho 2 endurence de 800wrms e um modulo taramps de 2700wrms,
    Sendo os falantes com bobina dupla de 2ohms , qdo aumento o som sobe um cheiro de solda , como faço pra ligar certo?
    Obrigado

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá William,
      Para tocar os 2 Endurance vc precisa de 1.800 Wrms, então é necessário descobrir em qual impedância o módulo irá fornecer aproximadamente 1.800 Wrms.
      Sabendo a impedância requerida pelo módulo, aplique um dos tipos de ligação (série, paralela ou mista) para chegar ao valor.
      Abs.

  8. anderson disse:

    Olá Guru blz ?

    É o seguinte,tenho um batstaka 15 2k6 de 1300rms tocado por um explosound xm5100-1 de 1400rms se não me falha a memória, e queria ligar junto um subwoofer que tenho aqui ele é de 15 e tem 600rms pelo q me falaram é um novik e parece ser 8ohms será que da certo ??
    vlw desde ja agradeço.!!

    • Philipe Espindola disse:

      Olá Anderson !

      Não iria dar certo, você iria acabar queimando a saida de seu modulo explosound, pois as impedancias ficariam diferentes, seu batstaka deve ser bobina 2×2 Ohms e seu novik é de 8 Ohms.

      espero que tenha lhe ajudado !

      Att, Philipe Espindola.

    • Philipe Espindola disse:

      Olá boa tarde

      Gostaria de saber oque é Médio Grave ???

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Philipe,
      O termo “médio-grave” é utilizado para frequências na faixa de 250 Hz a 500 Hz.
      Abs.

  9. Marcos Vinicius disse:

    Boa noite.
    Bom, tenho dois pionner d2 400rms cada 2ohms cada, tenho um sd 1000.1 2ohms como faço a ligação dos alto falantes no modulo, sendo que quero que eles toquem no máximo e com qualidade, obrigado !

  10. Diego disse:

    Olá, tenho uma duvida. Tenho uma potência BOSS 1600W CH650R, e um SUB UNLIKE 450 RMS 4+4 OHMS bobina dupla. Já liguei ele em série, agora está em paralela, ficou bem mais forte, e a potência esta em “brid”. Agora me disseram que estou forçando a potência, e que tenho que ligar uma bobina em cada canal.
    Agora, qual seria a ligação correta para ter um bom aproveito sem forçar nada ?

    Obrigado.

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Diego,
      Está forçando o módulo sim, pois a impendância mínima suportada por este modelo em bridge é 4 Ohm, e utilizando a ligação em paralelo vc fechou o circuito em 2 Ohm. Há risco de queima do módulo. Ligar uma bobina em cada canal também não é recomendado.
      Este módulo é incompatível com este subwoofer. Para tocar este subwoofer vc precisa de um módulo que forneça 450 Wrms a 2 Ohm ou então a 8 Ohm.
      Abs.

  11. edinaldo disse:

    ola amigo comprei 2 sub da rex de 1500rns ele e de 4+4ohms ele e bobina dupla como fazer esta ligacao para o modulo porque o meu modulo e de 2ohms como 1 canal mono para a impedancia do sub ser igual a do modulo

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Edinaldo,
      Infelizmente há incompatibilidade para ligar 2 subwoofers com esta impedância no seu módulo. Recomendo que utilize a ligação mista, com o circuito em 4 Ohm. Assim conseguirá utilizar o equipamento sem risco de queima, contudo não atingirá o máximo desempenho. Abs.

  12. jefferson disse:

    cara tenho 2 uxp12-D4 e um modulo ht1200wrms que manda 1200wrms em 1 e 2ohms?como fazer a ligacão dos dois sub para fechar em 1ohm??me responde por favor..

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Jefferson,
      Pode ligar todas as bobinas em paralelo, então chegará a 1 Ohm. Abs.

  13. adriano disse:

    e aê beleza,gostaria d saber de qtos litros tem q ser uma caixa dutada pra dois bravox rave de 1100 rms cada,obrigado.

  14. Marcelo disse:

    Tenho um Roadstar digital 2 + 2 ohms com 2 saidas de 600rms cada, estou usando uma saída em um Hinor Impact de 1200 rms bobina dupla 2 + 2 ohms, mas quando aumento o volume o módulo entra em proteção, o que devo fazer???
    Obs.: Foi um instalador profissional que instalou assim!!!

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Marcelo,
      Pela sua descrição, seu módulo deve ser o Roadstar Digital 1200D, então vale esclarecer que este módulo possui uma única saída (embora existam 4 terminais de conexão de saída) que fornece 1.200 Wrms @ 1 Ohm.
      Sugiro que verifique a bateria e a instalação, além de fazer um teste com o módulo em bancada.
      Abs.

  15. Luiz Henrique disse:

    Viu alguem pode me ajuda quando ligo meu aparelho ele aciona o azul amarelo e vermelho porque será ?

  16. douglas disse:

    amigo tenho dois bravox E2k 15 900rms bobinas dupla de 2ohms…liguei as bobinas em serie caindo pra 4ohms cada sub e liguei os subs no moudolo em paralelo mais com mais e menos com menos e os subs nao tao batendo bem estar fraco as batidas oque acontece ta ligado errado será ? o modulo é um taramps TA 3500 D de 2ohms

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Douglas,
      Potência certamente não é o problema, pois os subwoofers precisam de 1.900 Wrms e o módulo fornece 3.500 Wrms. É importante verificar se volume das caixas está atendendo à especificação da Bravox para este modelo de sub. A equalização de todos os equipamentos também pode fazer muita diferença.
      Se você quer obter graves com o porta-malas aberto, o Endurance pode lhe decepcionar, pois ele tem melhor rendimento com o porta-malas fechado.
      Abs.

  17. ademailto jose disse:

    tenho um taramps ts 1200×4 1ohm quero ligar 2 sub upgreder bobina dupla 2×4 de 350wrms como fazer a ligacao. se eu ligar em 2 ohm nao vai quemar os sub o modulo em 2ohm manda 2x600wrms.

    • Philipe Espindola disse:

      Olá ademailto jose !!

      Seu modulo é um taramps ts 1200×4 1ohm, 4 saidas de 300 watts rms, seus alto falantes são dois up grades bobina dupla 2×4 de 350wrms correto ?

      A melhor ligação para você fazer é:

      Vou dar o exemplo com falante 1 e falante 2 OK !!

      Primeiro passo:

      Pegar o + da bobina do Falante 1 e ligar no outro + da bobina do falante 1
      pegar o – da bobina do falante 1 e ligar no outro – da bobina do falante 1
      Fazer a mesma coisa com o falante 2 !!!!!
      Obs:(Com esta ligação em paralelo você vai tirar 2 Ohms de cada falante)

      Após ter feito a ponte entre os positivos e negativos das bobinas , você
      vai ter o fio + eo – de CADA falante para ligar no modulo ok.

      Segundo passo:

      Pegar o + do falante “1″ e ligar junto com o + do falante “2″
      Pegar o – do falante “1″ e ligar junto com o – do falante “2″

      Fizemos novamente a ligação em paralelo, para poder tirar “1 Ohms” de seus falante e assim deichando-os na impedancia correta do modulo e obtendo melhor desempenho de seus falantes.

      Terceiro e último passo:

      Pegar o + de uma saida do modulo e ligar com + dos falantes.
      Pegar o – de OUTRA saida do modulo e ligar com o – dos falantes.
      Fizemos assim a ligação em Bridge tirando 300watts rms para CADA falante !!

      Espero que tenha lhe ajudado !!

      Att, Philipe espindola.

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Ademailto,
      A melhor opção parece ser ligar cada subwoofer em 2 ohms (paralelo) e usar uma bridge do módulo para cada deles.
      Como a potência disponível será bem maior que a capacidade nominal dos subwoofers, vc precisará ficar atento para evitar distorções. Abs.

  18. Philipe Espindola disse:

    Olá professor guru das maquinas !!

    Estava olhando os comentarios e vi que um rapaz chamado Raphael que deichou seu comentario no dia 19/10/2012 tinha uma duvida sobre a ligação de seus 2 Magnum Rex de 1300 wrms, e seu modulo Taramps 2500 wrms que aceita uma impedancia minima de 2 Ohms !!

    Veja se estou correto ?

    Como seu modulo aceita no minimo 2 Ohms.

    A impedancia mais baixa que ele poderia tirar é de 4 Ohms, mesmo ele fazendo uma ligação mista que é paralelo, serie e paralelo.

    O seu modulo de 2500 Wrms só mandaria 625 Wrms !!

    Isso porquê? por que seu modulo toca 2500 Wrms tirando a impedancia correta de 2 ohms.
    Como ele só pode fazer a ligação de 4 Ohms a potencia cai pela metade e a metade de 2500 Wrms é 1250 Wrms e 1250 Wrms divido para os dois alto falantes daria 625 Wrms para cada Falante!! CORRETO PROFESSOR ???
    Por este motivo que seus falantes não estavam tocando bem correto ??

    Espero sua Resposta !!

    Desde já le Agradeço !!

    Att, Philipe Espindola

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Philipe,
      Sua consideração sobre a queda de potência estar relacionada ao aumento da impedância está correta. Contudo, sobre o caso do Raphael, não posso afirmar a origem do problema. Só ele poderá nos responder :).
      Abs.

  19. adriano disse:

    essas caixas band pass6 é para woofer ou pra subwoofer?

  20. maxmilian disse:

    Bom estou tendo um problema com meu modulo pois esta queimando direto tenho um banda expert 800 rms 2 canais
    e dois sub bomber up grade bobina dupla de 2×4 rms qual é a melhor forma para ligar no modulo o cara ligou agora em serie se não me engano ligou os dois positivo do sub.
    so que a luz vermelha ta acendendo direto do sub.quando aumenta o cara me falou para comprar um som novo que vai sumir diz que ta passando estéreo para o modulo ja é a segunda vez que queima pois a primeira vez ele ligou os quatro fios em dois em cada canal.

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Maxmilian,
      Este módulo não é o ideal para estes subwoofers, mas irá funcionar com segurança se vc usar a ligação mista, fechando o circuito em 4 ohms e ligando o mesmo em bridge.
      A impedância mínima deste módulo, em bridge, é 2 Ohms, então é preciso evitar que a ligação dos subwoofers resulte em um valor menor que 2 Ohms.
      Vários problemas na qualidade da instalação e do equipamento podem resultar na queima de componentes, então sugiro que procure um profissional qualificado para revisar o sistema de som do seu carro.
      Abs.

  21. Lucas disse:

    Boa noite Guru,

    Estou com duas bravox “peito de moça” de 500 RMS cada (2 ohms cada boca) + módulo Roadistar Digital 1.200 RMS, como devo fazer a ligação para obter o máximo de potência usando as 2 saídas do módulo?

    Obs: Acho que as duas saidas do módulo estão ligadas em paralelo internamente, porém quero usar as duas pra nao ficar apenas 2 fios (positivo e negativo), pois meu cabo possui 2 fios, sendo que 2 positivos e 2 negativos… Entendeu?

    Devo proceder como na primeira imagem, usando uma saída por boca ou como na segunda, todas as duas bocas em uma saída só do módulo? Haja vista que o módulo tem ambas ligadas em paralelo. Eu acho… rs
    Ajuda ai, na moral!

  22. Ângelo disse:

    Ola Guru tudo na paz?
    Tenho um modulo Rodstar power one e um sub Pionner modelo 309 bobina dupla 4+4 ohms 400wrms.
    Minha duvida é: Como ligar o sub aproveitando o máximo da potencia do modulo já que se for feita ligação em paralelo vai fica no sub 2 ohms e em serie vai para 8 ohms, e o modulo me da 360 wrms em bridge 4 ohms.
    Sera que posso ligar um canal em cada bobina individualmente sendo que cada canal me da 100wrms em 4 ohms.
    E quero usar os outros 2 canais, 1 para um kit 2 vias e outro para uma corneta e tweeter.

  23. maicon disse:

    ola guru..
    estou em duvida como ligar meus subs.
    tenho um modulo de saida minima de 2 ohms um canal e tenho dois subs
    spyder nitro de 12 2×4 ohns no caso ele e duas bobinas de 4 ohms?
    e como ligar corretamente no meu modulo de saida de 2 ohms se eu ligar tudo em paralelo cai pra 1 ohm e ai meu modulo ativa a proteçao. teria como ligar esses dois nitro nesse modulo sem problemas e que toque ao maximo meus falantes?

  24. Danilo UXP disse:

    Olá Guru,

    Estou com uma dúvida bem parecida com a do Maicon, estou com dois Bravox Uxp 12 D4, ou seja dois sub bobina dupla de 4ohm, porém estou com um módulo de uma saida de 2ohm e queria saber como que eu faço para ligar corretamente os falantes na saida do módulo, meu módulo é um stetsom 1k6!!!

  25. peterson disse:

    olaa. estou com uma duvida sobre como ligar 2 eros bob.simples 4 ohms em um
    modulo b.buster renegade. ..

  26. junior disse:

    ta errado esta dica q vc deu ali em cima.
    “Para realizar a ligação em paralelo entre duas ou mais bobinas é necessário unir o pólo positivo (+) de uma bobina ao pólo negativo (-) da outra, conforme imagem acima.”
    essa nao seria ligaçao em serie?
    abraços

    • Guru das Máquinas disse:

      Olá Junior,
      Estava errada sim. Infelizmente este erro técnico “passou batido” na revisão. O impressionante é que ninguém havia indicado este erro até hoje.
      Obrigado pela colaboração.
      Abs.

  27. Teixeira disse:

    olá tudo bem…
    Tenho um modulo taramps t1600 de 2ohm
    Ligado em um Sun bravos de 15″ bobina dupla de4 ohm de 900 wrms total 1800 em paralelo caindo p 2 ohm.
    Mesmo assim quando esta tocando as vzs ele desliga o modulo quando bate um grave mais alto já diminui o ganho e o grave …pq acontece isso.

    Obrigado.

  28. Janú disse:

    Tenho 2 pioner de 400 wrms de bobina dupla cada uma 4 ohms, ñ estou conseguindo ligar em um modulo banda de 800 (2 canais de 400) direto e reto tenho q trocar a bobina q queima direto, qual o jeito certo de ligar eles

  29. thyago Silva disse:

    Boa tarde amigo,

    seguindo seu exemplo acima,eu conseguiria ligar dois sub bravox de 500 bobina dupla 2+2 cada, em um modulo taramps 1600 hd 2 ohms?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(Spamcheck Enabled)

Performance Optimization WordPress Plugins by W3 EDGE