Ligação Mista – Subwoofer Bobina Dupla / Ligação Série e Paralela – Subwoofer

Lendo os artigos sobre ligação em série e ligação em paralelo, muitos leitores tem postado comentários com dúvidas sobre a maneira correta de realizar a ligação mista, a qual combina ambos os modos de ligação. Então resolvemos criar um novo artigo, demonstrando um exemplo deste tipo de ligação.

O artigo é descrito com base na seguinte dúvida abaixo, postada pelo leitor Douglas Y.:

“eu to com um modulo com saida de 4 ohms ,e preciso fazer essa ligação mista,mas não entedi mt bem como conectar os cabos no sub, são 2 pioneer bubina dupla 4+4 ohms,teria como explicar, tipo, cabo positivo 1 ,bobina positiva 2, tipo assim? ou uma ilustração, porfavor.”

Antes de qualquer coisa, é importante esclarecer que a ligação mista somente é aplicável em sistemas de som automotivo que possuam dois ou mais subwoofers de bobina dupla. Se você está montando um som com apenas um subwoofer (bobina simples ou dupla) ou com dois subwoofers de bobina simples, leia os artigos sobre ligação em série e ligação em paralelo.

Confira nossas ofertas de Som Automotivo!

Exemplo de Ligação Mista

Ligação Mista Série Paralelo SubwooferA imagem acima exemplifica uma das possíveis alternativas de ligação mista para dois subwoofers de bobina dupla. Esta alternativa pode ser facilmente adotada para resolver a dúvida do leitor Douglas Y.

1) Ligação em Paralelo

De acordo com a imagem é possível perceber que as bobinas dos subwoofers devem ser ligadas em paralelo, unindo os terminais de bobinas que tenham a mesma polaridade, ou seja, positivo da bobina 1 com positivo da bobina 2 e negativo da bobina 1 com negativo da bobina 2. Tendo feito isso para os dois subwoofers, leve um cabo (com positivo e negativo) de cada um dos subwoofers até as proximidades dos conectores do módulo.

Como resultado da ligação em paralelo, a impedância equivalente de cada subwoofer é 2 Ohms.

A fórmula utilizada para o cálculo da ligação em paralelo é:

Zeq = Z / N

Onde:

Z – Impedância de uma bobina

N – Número de bobinas

Aplicando a fórmula temos:

Zeq = 4 / 2 = 2 Ohms

Caso a ligação em paralelo fosse repetida novamente ao conectar os cabos dos subwoofers no módulo, a impedância final do circuito seria de 1 Ohm, o que certamente resultaria na queima do módulo, pois sua impedância mínima é de 4 Ohms. Então será necessário realizar a ligação em série.

2) Ligação em Série

A ligação em série será feita nas proximidades dos conectores do módulo, conforme demonstrado na imagem.

Observe que o positivo do subwoofer 1 e o negativo do subwoofer 2 são conectados ao módulo, então ficam desconectados do módulo: o negativo do subwoofer 1 e positivo do subwoofer 2.

Para concluir a ligação em série, é necessário unir o negativo do subwoofer 1 ao positivo do subwoofer 2.

Como resultado final da ligação mista, onde foi aplicada primeiramente a ligação em paralelo e em seguida a ligação em série, temos a impedância final de 4 Ohms.

Zf = Zeq1 + Zeq2

Onde:

Zf = Impedância final

Zeq1 = Impedância equivalente do subwoofer 1

Zeq2 = Impedância equivalente do subwoofer 2

Aplicando a fórmula temos:

Zf = 2 + 2 = 4 Ohms

Leitores menos experientes devem ficar atentos ao risco de errar na ligação, e com isso provocar curto circuito na saída do módulo, vindo a queimá-lo. Outro risco está relacionado à inversão de polaridade entre bobinas, o que resulta em baixo desempenho do som.

Artigos Relacionados: